Os perigos da dor nos dentes

Dor nos dentes Curitiba

Uma simples dor pode resultar em problemas graves de periodontite; Dor nos dentes em Curitiba? Consulte um dentista especializado

Quem aqui nunca sentiu uma dorzinha no dente ao longo da vida? Ao nascer, eles doem até a total erupção e, na transição para os dentes permanentes, incomodam também. Siso nasceu? É preciso arrancá-lo se não houver espaço na arcada dentária ou se puder gerar algum tipo de problema futuro!

Isso sem contar as sensibilidades, seja por alimentos gelados ou muito duros. A gravidade dessas pequenas dores está, sobretudo, na não identificação de sua origem, podendo ser algo simples ou mais complexo, como uma periodontite.

As áreas mais afetadas da periodontite são as gengivas, os ossos e os ligamentos periodontais. Mas as inflamações ao redor dos dentes podem ser oriundas de formações de placas e de tártaro, resultado de má higienização e falta de prevenção.

“Um incômodo simples nos dentes, se não for analisado com precisão e rapidez, pode trazer consequências mais graves. A perda dos dentes é uma delas, presente em periodontites quando atingem os ossos”, afirma Sergio Correia, dentista que cuida e avalia a dor nos dentes em Curitiba.

Casos mais graves

Já falamos em nosso blog que as periodontites podem estar relacionadas aos problemas cardiovasculares, pois as bactérias bucais, presentes nas infecções, podem se infiltrar na corrente sanguínea, causando danos ao coração e a outros sistemas próximos.

Existem vários outros riscos das periodontites, que podem ser observadas pelo mau hálito, pelas gengivas vermelhas ou pelo sangramento fácil. “O sangramento é sinal de que algo não vai bem, principalmente se for persistente. Nesses casos, a consulta com o dentista é imprescindível, para análise e tratamento”, salienta Correia.

Cuidados com as grávidas

Você sabe que, durante a gravidez, as mulheres estão mais sujeitas aos problemas bucais,  devido ao aumento na produção dos hormônios? E, dentre as principais doenças bucais que atingem as grávidas, estão as doenças periodontais. Por isso, a prevenção antes ou no início da gravidez é fundamental para uma gestação tranquila.

Prevenção sempre

Pesquisas mostram que cerca de 3 milhões de brasileiros nunca pisaram em um consultório odontológico, bastante gente se formos falar em prevenção. O ideal seria que toda a população já tivesse se consultado com um profissional e que mantivesse essa rotina de forma frequente.

“A prevenção, na odontologia, é uma das melhores formas para se evitar qualquer doença periodontal”, diz o dentista Sergio Correia, que atua na área há quase duas décadas.

Junto das consultas preventivas estão as boas escovações, que incluem o uso do fio dental e do enxaguante bucal. “As pessoas não costumam dar a devida atenção que os dentes e as gengivas merecem. É preciso escovar dente por dente, com uma escova macia, sem esquecer da língua”, explica Correia. Mais informações sobre a higienização correta dos dentes podem ser vistas aqui.

Essas duas técnicas aliadas (consultas preventivas e higienização completa dos dentes) podem precaver problemas simples, como o mau hálito, as gengivites, que resultam em gengivas inflamadas, ou até mesmo periodontites mais graves, que atingem os tecidos da boca e podem influenciar na estrutura dos dentes.

Periodontia em Curitiba

O termo periodontia significa em volta do dente e compreende os tecidos, ligamentos e a estrutura bucal. Por isso, as doenças periodontais podem ser muito perigosas, atingindo os ossos, o suporte dos dentes e até mesmo a harmonia do sorriso.