(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com

5 Curiosidades sobre a Odontologia no Brasil

Conheça alguns dados curiosos – e preocupantes – da relação dos brasileiros com os dentistas, com comentários do doutor Sérgio Correia, dentista em Curitiba

Levantamos 5 curiosidades a respeito da Odontologia no Brasil, com base na pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). O estudo ouviu 2.085 pessoas, em 133 municípios de todas as regiões do país.

Você sabia que 2% dos brasileiros nunca foram ao dentista?

Conforme a pesquisa, 98% dos brasileiros já visitaram um consultório odontológico. Entretanto, cerca de 3 milhões de pessoas (ou 2%) nunca colocou os pés em uma clínica. “Embora o índice seja baixo, é preocupante. A recomendação é de que qualquer pessoa, mesmo aquelas que criaram o hábito da higienização, visite o dentista ao menos duas vezes no ano”, explica Sergio Correia, dentista em Curitiba especializado em Periodontia.

Desse grupo que nunca foi ao dentista, 14% alegam ter medo da agulha da anestesia, do barulho das turbinas ou dos procedimentos realizados pelos profissionais.

Já falamos no blog que, com a evolução da tecnologia, os tratamentos são cada vez menos invasivos, mais seguros, menos incômodos e de rápida recuperação. Ainda assim, o medo aparece como a segunda causa mais comum para não ir ao dentista no país. Dos 3 milhões que não visitaram o dentista, mais de quatro em cada dez diz nunca ter sentido nada no dente. Na sequência do medo, a falta de tempo e de condições financeiras aparecem como razões.

93% consideram muito importante ir ao dentista.

Esse dado gera comemoração entre os profissionais da odontologia, visto que, aos poucos, os brasileiros passaram a ter maiores preocupações com o sorriso, seja por aspectos de saúde ou estéticos.

Quase 60% dos brasileiros se dizem satisfeitos com a avaliação da saúde bucal.

Mesmo podendo comemorar, há um elevado número de pacientes que não está feliz e, por esse motivo, apresenta maiores possibilidades de sofrer com algum tipo de incômodo bucal. “Na odontologia, de um modo geral, é melhor prevenir do que remediar. Em muitos casos, quando o paciente sente dores ou que há algo errado, o caso já é mais grave e poderia ter sido evitado ou apresentado um tratamento mais simples”, ressalta Correia.

Com que frequência você vai ao dentista?

Pouco mais de 70% das pessoas afirma visitar o dentista ao menos uma vez ao ano. Na sequência, 16% informam que aguardam períodos maiores para sentar na cadeia de um profissional de odontologia, enquanto 11% não costuma frequentar o consultório.

Está em busca de um dentista em Curitiba? Agende uma consulta em nossa clínica, que fica localizada no bairro Batel.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).