Sedação em tratamentos odontológicos

Técnicas seguras tranquilizam os pacientes, reduzindo a ansiedade e a tensão antes dos procedimentos

Ao se consultar para realizar um procedimento odontológico, o profissional faz uma anamnese completa e detalhada, a fim de conhecer o paciente, seu histórico e seus anseios. É neste momento que, muitas vezes, é questionado se existe algum tipo de sedação para a realização do tratamento, seja por ansiedade ou medo.

Saiba mais sobre a Odontofobia, medo que atinge cerca de 15 a 20% da população

Caso exista a possibilidade de sedaçã em tratamentos odontológicos, alguns exames complementares podem ser solicitados para o paciente, como cardiológico, liberação médica de clínico geral ou uma avaliação para se certificar de que a sedação pode ser realizada sem problemas.

Tipos de sedação em tratamentos odontológicos

Na Clínica Sergio Correia, usamos dois tipos de sedação, de acordo com a vontade do paciente e a orientação profissional, considerando a complexidade do procedimento.

Sedação com Óxido Nitroso – Trabalha na redução da ansiedade e do estresse do paciente durante a consulta, por meio da inalação de óxido nitroso, inodoro, sem sabor e não alergênico, fazendo com que o mesmo se mantenha consciente, com os reflexos protetores e a respiração voluntária.

A técnica diminui a sensação de dor e, por ser segura e pouco agressiva, não apresenta contraindicação, sendo recomendada até mesmo para cardíacos, hipertensos, crianças, idosos e pacientes especiais.

O tempo de sedação dura ao longo da inalação do gás até 5 minutos após a interrupção, deixando o paciente sem sensação de sonolência depois de finalizado o procedimento.  

Sedação Consciente – Trata-se da redução da ansiedade na qual o paciente é sedado em sono superficial, com as características de um acordar suave e analgesia eficiente.

É realizada por médico anestesiologista, portador de título de especialista pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, seguindo as normas de segurança do Conselho Federal de Medicina (CFM). O profissional, além de tirar as dúvidas que possam surgir, faz parte do corpo clínico e estará presente ao longo de todo o procedimento.

Estando apto para fazer uso da sedação, o paciente recebe orientações e esclarecimentos quanto ao pré e ao pós operatório. Neste momento, é importante tirar todas as dúvidas com o dentista também, juntamente do anestesiologista, para ter um tratamento perfeito e sem intercorrências.

“Os métodos de sedação são eficazes tanto para pacientes que têm medo e sofrem de ansiedade como para procedimentos em crianças, tornando o tratamento mais fácil e tranquilo para todos”, esclarece o dentista Sergio Correia, que conta com mais de 20 anos de experiência em procedimentos em seu consultório no bairro do Batel, em Curitiba.

Quer fazer o seu procedimento, mas tem receios quanto à sedação? Agende um horário e tire todas as suas dúvidas com nossos profissionais.