Biossegurança

Biossegurança é primordial na Odontologia

Cuidados devem ser realizados pensando na saúde dos pacientes e profissionais

Criado para prevenir e minimizar o risco de contaminações em consultórios, o termo biossegurança nos consultórios odontológicos é traduzido pela Fiocruz como “um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento, tecnologia e prestação de serviço, visando a saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados”.  

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente um quarto dos pacientes odontológicos levam doenças aos consultórios. A contaminação cruzada exige atenção especial dos profissionais em relação à higienização. 

 

Mesmo com os cuidados básicos, ainda é possível estar suscetível a riscos. Por isso, o dentista Sergio Correia utiliza produtos específicos para a higienização dos materiais e das salas de atendimento da sua clínica, localizada no Batel, em Curitiba, conferindo que a biossegurança na Odontologia esteja aplicada em seu estabelecimento. Veja as últimas aquisições:

 

Linha Nano Protect – Cinco produtos saneantes e antissépticos, com capacidade de eliminar vírus e micro-organismos em superfícies e materiais variados (inclusive a Covid-19). A linha é certificada, registrada pela Anvisa, e oferece produtos específicos para mãos, enxaguante bucal, superfície e vestuário. 

 

Cuspideira – Sugadores de alta potência, mais higiênicos, sustentáveis e seguros tomaram o lugar das cuspideiras, que hoje estão na clínica apenas para o bochecho pré-cirúrgico e uso do enxaguante bucal.

 

UV Clean Mat – Plataforma de desinfecção das solas dos calçados de todos que adentram ao consultório, permitindo o trânsito por todos os ambientes com calçados sem germes, bactérias e outros vírus (incluindo a Covid-19). Mais segurança e higiene para todos.

 

Esterilix – Equipamento com laudo da Unicamp, que captura as partículas de ar e, por meio da dupla filtragem, proporciona um ar 99,99% mais puro e sem micro-organismos suspensos. 

 

Paciente, fique de olho!

 

Observe sempre a limpeza do consultório odontológico, desde a recepção até as salas de atendimento; veja se os profissionais utilizam uniforme e equipamentos de proteção; se possível, procure a autoclave de esterilização e higienização dos equipamentos; veja se existem lixeiras duplas para o descarte consciente; certifique-se dos materiais utilizados. 

 

“Usar luvas e o material adequado, esterilizar e desinfetar bem os equipamentos e materiais utilizados é o básico, primordial. Mas podemos pensar além disso para garantir a segurança dos nossos pacientes, especialmente com as dificuldades que temos vivido nos últimos anos”, alerta Sergio Correia, dentista em Curitiba e responsável pela clínica.

Conheça nossos procedimentos

Agende agora mesmo
a sua avaliação com o
Dr. Sérgio Correia

Preencha o formulário ou entre em contato pelo WhatsApp clicando aqui

""
1
Nome Completo
Telefone
Previous
Next

Veja o que os pacientes dizem