Periodontia em Curitiba

Periodontia exige atenção constante do paciente

Saiba identificar os estágios dos problemas gengivais, como sangramentos e mau hálitos, e o que fazer para evitá-los

A periodontia é a área da Odontologia que soluciona casos relacionados à gengiva e, assim como a Odontologia Estética, visa o resgate da autoestima do paciente por meio de sua saúde bucal. Entre os principais casos tratados pela periodontia, encontram-se o clareamento gengival, os enxertos, a gengivoplastia e a eliminação dos espaços entre os dentes (diastemas).

Os principais sintomas incluem gengivas vermelhas, com sangramento ou inchadas e indicam que o paciente pode estar com problemas, que variam de pequenas inflamações até uma gengivite, isto é, uma infecção causada por bactérias. 

Sangramento não é normal

Difícil encontrar alguém que nunca teve um sangramento ao escovar os dentes ou passar o fio dental. Embora possa parecer normal, é preciso ter atenção, pois sangramentos podem ser reflexo de má escovação, de inflamação gengival ou de periodontites mais grave. 

Outros motivos que podem fazer os dentes sangrarem são força excessiva na escovação; uso de material inadequado; uma má higienização e até mesmo falta de vitaminas, como a C e K. O uso de próteses e implantes antigos também podem fazer os dentes sangrarem.

Periodontites

O agravamento da gengivite pode desencadear outro problema, a periodontite, considerada um estágio mais avançado do problema. Neste caso, os ossos são afetados, podendo causar danos na sustentação dos dentes. 

O dentista Sergio Correia, especialista em periodontia em Curitiba, explica que isso acontece quando a bactéria mal removida da gengivite penetra pelo tecido, atingindo as raízes que sustentam os ossos dos dentes, destruindo as fibras e os ossos, abalando a estrutura dos dentes que ficam moles e caem.

“Os principais sintomas da periodontite são mau hálito, gengiva escura, inchada e sensível ao toque, além de sangramento fácil – tanto na escovação quanto ao passar o fio dental”, ressalta o profissional. A recomendação é procurar o dentista aos primeiros sinais. 

O procedimento

Quando o problema gengival já se faz presente, o tratamento consiste na raspagem dos dentes, retirando o excesso de placa e reduzindo a inflamação. Porém, se o caso for de periodontite, há necessidade de uma avaliação mais minuciosa e, dependendo do caso, de outros procedimentos, incluindo os cirúrgicos, como a gengivectomia ou a gengivoplastia.

A maneira mais fácil de evitar os problemas gengivais ou periodontais é prevenindo: escovação bem feita, uso do fio dental e do enxaguante bucal diariamente e a visita regular ao dentista.

Conheça nossos procedimentos

Agende agora mesmo
a sua avaliação com o
Dr. Sérgio Correia

Preencha o formulário ou entre em contato pelo WhatsApp clicando aqui

""
1
Nome Completo
Telefone
Previous
Next

Veja o que os pacientes dizem