(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
Sisos Curitiba
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background

Extrair sisos é um dos procedimentos mais comuns da odontologia

Retirada é feita de forma individual, com base na avaliação dos pacientes e por meio de exames

Segundo estatísticas, em torno de 20% da população mundial já nasce sem os terceiros molares – índice que pode variar conforme o tipo de alimentação e outras características. Considerado um dos dentes em extinção nas arcadas dentárias, a extração dos sisos é um dos procedimentos mais comuns da odontologia e pode ser feita por inúmeras indicações: incapacidade da higiene adequada; pressão nos dentes vizinhos, que pode ocasionar traumas, desalinhamentos e até mesmo a reabsorção do dente vizinho; dentes inclusos (que não conseguem nascer por falta de espaço; infeções; ou em casos de dor).

“É importante que cada paciente seja avaliado individualmente para comprovar a necessidade da remoção cirúrgica”, explica o especialista em estética e periodontia, Dr. Sergio Correia. Normalmente, os sisos são os últimos dentes a nascer, surgindo entre os 16 e os 20 anos, o que acarreta em falta de espaço para o seu nascimento. Por esse motivo, costumam gerar dificuldades para o paciente, especialmente na higienização.

A cirurgia de extração é realizada após a realização de exames radiográficos e laboratoriais e costuma levar em torno de 40 minutos, variando conforme a dificuldade da cirurgia e a quantidade de dentes a ser retirada. “O quadro do paciente determina o tempo do procedimento, visto que cada caso contempla um tipo de dificuldade”, explica Correia.

O profissional relata que a recuperação do paciente costuma acontecer de forma tranquila, desde que respeitados os cuidados pós-operatórios. Entre as ações preventivas indicadas por Correia, encontram-se dieta líquida e fria nos primeiros dias; compressas com gelo; evitar exercícios físicos por cerca de uma semana; uso dos medicamentos indicados; cuidados para uma correta higienização dos dentes, especialmente na região operada; evitar cigarros e bebidas alcoólicas.