(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
como-escovar-dentes-corretamente

Como escovar os dentes corretamente

Escovar os dentes três vezes ao dia é fundamental na manutenção da higiene bucal, especialmente para quem não consegue visitar o dentista com regularidade. A atenção com os dentes, língua e gengivas evita a formação de cáries, doenças gengivais, halitose, desenvolvimento de infecções e outros incômodos.

“O cuidado em casa é essencial para a saúde da boca. Contudo, mesmo com a higienização adequada, deve-se visitar um dentista ao menos duas vezes ao ano, quando possível”, afirma Sergio Correia, especialista em Periodontia, pós-graduado em implantes e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.

Passo a passo para escovar os dentes da maneira correta:

1 – A escolha da escova e do creme dental com flúor deve ser feita de forma minuciosa. E elas devem ser trocadas periodicamente, de 3 em 3 meses ou menos, caso as cerdas se espalhem.

2 – Antes da escovação em si, é recomendado fazer pequenos bochechos com água e, na sequência, limpar os espaços entre os dentes com o fio dental.

3 – Os dentes superiores devem ser escovados antes dos inferiores, com movimentos circulares e dando atenção especial a cada dente. Lembre-se da parte interna (voltada para a língua).

4 – A escova deve ficar em um ângulo de 45 graus em relação aos dentes – não esqueça a junção com a gengiva e da língua.

5 – O uso do enxaguante bucal, em especial no período noturno, é fundamental para evitar a formação de cárie e placas.

Qual é a escova ideal?

Escovar os dentes da forma correta é fundamental, mas tão importante quanto é o uso dos equipamentos adequados. Profissional com mais de 20 anos de experiência, Correia recomenda a escova dental Curaprox 5460, com tecnologia Ultra Soft. Trata-se de um produto muito eficaz, com 5.460 cerdas de Curen® (material mais fino) com filamentos de 0,10 mm de espessura das fibras, que consegue atingir locais inacessíveis às escovas comuns. “A escovação é totalmente efetiva, sem machucar as gengivas ou desgastar o esmalte”, esclarece Correia.

De fabricação suíça, as escovas Curaprox são reconhecidas pelas cerdas finas e extra macias. “Elas contam com três fatores essenciais para o sucesso da higienização: simplicidade, eficiência e a angulação correta em 45°”, diz. A soma do grande número de cerdas e de suas características faz com que a escovação desorganize a placa bacteriana sem machucar ou provocar retrações gengivais, moldando-se a arcada dentária do paciente e evitando a proliferação de micro-organismos e fungos.

Dicas para proteger a escova de dentes

1. Lave sua escova antes e depois de escovar os dentes. Essa limpeza deve ser feita em água corrente, evitando o contato das mãos (quem nunca passou o dedão?) com as cerdas. Para secá-la, basta dar pequenas batidas na pia. Uma vez por semana, a escova pode ser mergulhada no enxaguante bucal.

2. É importante lavar as mãos antes de fazer a higiene bucal, evitando que o seu próprio corpo seja um agente contaminante!

3. O posicionamento dela no banheiro é importante. Faça com que a escova esteja sempre longe do vaso sanitário. Por mais limpo que ele esteja, cada vez que a descarga é dada com a tampa aberta, vários micro-organismos invisíveis voam pelo ar e podem se alojar em sua escova. Nojento, não?

4. Já que a descarga pode jogar várias bactérias no ar, nossa própria casa – e o banheiro, em especial – tem suas impurezas. Nesse sentido, usar um protetor de cerdas é de bom tom. E, assim como se faz com a escova e com as mãos, lembre-se de lavá-lo frequentemente.

5. O que se fala quando as pessoas se casam ou moram juntas? Elas juntaram as escovas de dentes! Pois é, mas isso não quer dizer que elas devam ficar encostadas umas nas outras, especialmente a parte das cerdas.

6. Escova de dentes é individual e intransferível! Não se empresta a escova a ninguém, em nenhuma circunstância.

Essas seis dicas podem melhorar a qualidade da sua saúde bucal. Ao usar escovas velhas ou sujas, você pode estar contribuindo para a proliferação de bactérias que causam mau hálito e outros tipos de infecções.

Consulte um profissional

Mesmo com todos esses cuidados, a limpeza periódica com um profissional é indispensável. No consultório, sempre são realizadas avaliação e profilaxia. A Clínica Sergio Correia conta com o produto Clinpro Prophy Powder, que é composto por 99% de um aminoácido hidrossolúvel chamado glicina, tecnologia que permite a obtenção de um pó minimamente abrasivo. Este produto é recomendado para o uso sub e supra gengival e mais eficiente na redução do conteúdo bacteriano.

“Investimos constantemente em tecnologia, a fim de oferecer o maior conforto possível e as técnicas mais avançadas aos pacientes. As partículas do Clinpro são menores do que a dos tradicionais jatos de bicarbonato, o que causa menos trauma nos dentes e o torna indicado para profilaxias em facetas de porcelana e outros materiais estéticos”, explica Correia.

Cuide bem dos seus dentes e agende a visita ao dentista assim que possível!

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).