(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
como-escovar-dentes-corretamente

Como escovar os dentes corretamente

Escovar os dentes três vezes ao dia é fundamental na manutenção da higiene bucal. A atenção com os dentes, língua e gengivas evita a formação de cáries, doenças gengivais, halitose, desenvolvimento de infecções e outros incômodos. “O cuidado em casa é essencial para a saúde da boca. Contudo, mesmo com a higienização adequada, deve-se visitar um dentista ao menos duas vezes ao ano”, afirma o Dr. Sergio Correia, especialista em Periodontia, pós-graduado em implantes e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.

No consultório, sempre são realizadas avaliação e profilaxia. A Clínica Sergio Correia conta com o produto Clinpro Prophy Powder, que é composto por 99% de um aminoácido hidrossolúvel chamado glicina, tecnologia que permite a obtenção de um pó minimamente abrasivo. Este produto é recomendado para o uso sub e supra gengival e mais eficiente na redução do conteúdo bacteriano.

“Investimos constantemente em tecnologia a fim de oferecer o maior conforto possível e as técnicas mais avançadas aos pacientes. As partículas do Clinpro são menores do que a dos tradicionais jatos de bicarbonato, o que causa menos trauma nos dentes e o torna indicado para profilaxias em facetas de porcelana e outros materiais estéticos”, explica Correia.

 

Passo a passo para escovar os dentes da maneira correta:

1 – A escolha da escova e do creme dental com flúor deve ser feita de forma minuciosa. E elas devem ser trocadas periodicamente.

2 – Antes da escovação em si, é recomendado fazer pequenos bochechos com água e, na sequência, limpar os espaços entre os dentes com o fio dental.

3 – Os dentes superiores devem ser escovados antes dos inferiores, com movimentos circulares e dando atenção especial a cada dente. Não esqueça da parte interna (voltada para a língua) dos dentes.

4 – A escova deve ficar em um ângulo de 45 graus em relação aos dentes – não esqueça a junção com a gengiva e da língua.

5 – O uso do enxaguante bucal, em especial no período noturno, é fundamental para evitar a formação de cárie e placas.

Qual é a escova ideal?

Escovar os dentes da forma correta é fundamental, mas tão importante quanto é o uso dos equipamentos adequados. Profissional com 18 anos de experiência, Correia recomenda a escova dental Curaprox CS 5460, com tecnologia Ultra Soft. Trata-se de um produto muito eficaz, com 5.460 cerdas de Curen® (material mais fino) com filamentos de 0,10 mm de espessura das fibras, que consegue atingir locais inacessíveis às escovas comuns. “A escovação é totalmente efetiva, sem machucar as gengivas ou desgastar o esmalte”, esclarece Correia.

curaprox-cs-5460

De fabricação suíça, as escovas Curaprox são reconhecidas pelas cerdas finas e extra macias. “Elas contam com três fatores essenciais para o sucesso da higienização: simplicidade, eficiência e a angulação correta em 45°”, diz. A soma do grande número de cerdas e de suas características faz com que a escovação desorganize a placa bacteriana sem machucar ou provocar retrações gengivais, se moldando a arcada dentária do paciente e evitando a proliferação de micro-organismos e fungos.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).