Por que procurar um dentista certificado?

Profissionais sem experiência ou certificação podem prejudicar o seu tratamento odontológico; o dentista em Curitiba Sergio Correia dá algumas dicas de como fugir de furadas

Você já deve ter ouvido o termo “o barato que sai caro”, certo?

Utilizado em diversas situações, ele também pode acontecer na odontologia, com casos nos quais o paciente busca o menor preço, mas nem sempre encontra um serviço de qualidade. Ou pior: quando o responsável pelo procedimento não é nem sequer um dentista.

O Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR) fiscaliza essas clínicas, mas vale o alerta ao paciente para ficar de olho na hora de escolher um profissional para tratamento odontológico.

O que verificar?

Para começar, procure um estabelecimento onde você se sinta confortável e com atendimento personalizado. Existem clínicas que realizam atendimento em massa, normalmente com menor preço, e essas são as mais denunciadas. Não procure apenas preço. Busque qualidade e referências.

Veja as indicações, as avaliações na internet, as formas de comunicação da clínica com o público. Esse é o primeiro passo para encontrar profissionais capacitados. Cuidado para não cair em anúncios pagos, pois se tratando de saúde nem sempre um anúncio reflete a realidade.

Atendimento

Escolhida a clínica, avalie o atendimento desde o primeiro contato. É papel do profissional sanar todas as dúvidas do paciente referentes aos tratamentos, aos valores, ao tempo de procedimento, entre outros.

Prós, contras, duração, preço, processo antes, durante e depois. Não feche tratamentos se não sentir firmeza no dentista ou se as suas dúvidas não forem esclarecidas.

Higienização e biossegurança

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de um quarto dos pacientes de Odontologia levam consigo doenças aos consultórios. Por isso, procure saber como é feita a higienização após cada procedimento realizado, especialmente após a pandemia de Covid-19!

Normalmente, na primeira visita, é realizada uma anamnese com o paciente para ver quais as suas necessidades e prioridades. Neste momento já é possível perceber algumas coisas, como a limpeza e a assepsia dos instrumentos.

“Esse item é primordial para um tratamento sem risco de infecções e problemas posteriores”, afirma Sergio Correia, dentista certificado com atendimento no Batel.

Analise atentamente a limpeza do consultório, desde a recepção até as salas de atendimento. Observe a utilização de uniforme, equipamentos de proteção e de esterilização, descarte consciente de lixo, entre outros.

Dentista Certificado

Ninguém chega ao consultório pedindo o currículo do profissional. Mas uma pesquisa prévia pode prevenir enrascadas.

“Procure saber se o profissional é formado em odontologia, se possui registro no Conselho Regional de Odontologia da região e quais são suas certificações e especialidades”, salienta Correia.

Além de pesquisar sobre o profissional, é necessário verificar a procedência dos materiais utilizados. No caso de implantes dentários, por exemplo, procure checar se o material utilizado é certificado, com procedência e garantias.

Outra verificação que vale a pena é procurar saber se o protético parceiro é um bom profissional. Afinal, de nada adianta um bom atendimento, com um serviço excelente, mas uma prótese, implante ou uma faceta que dê problema de tempos em tempos, não concorda?

Boa localização, no coração de Curitiba

Um ponto que sempre vale a pena considerar: a localização da clínica. Seja para uma visita única de limpeza ou para um procedimento mais prolongado, uma boa localização facilita muito. E se ela for central, com fácil acesso por carro ou transporte público, melhor ainda.

Na Clínica Sergio Correia você encontra equipamentos modernos, de alta qualidade e um atendimento com dentista certificado, especialista em Periodontia, pós-graduado em Implantes e Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE) e da International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).

Agende sua consulta na clínica e deixe seu sorriso nas mãos de quem entende.