Covid 19: Orientações para o atendimento odontológico online e presencial

Anamnese e triagem podem ser realizadas no atendimento odontológico online

Em tempos de pandemia e da recomendação do afastamento social, os consultórios odontológicos foram orientados a suspender os atendimentos presenciais de rotina. Conforme postamos recentemente, os dentistas estão expostos a grande risco de contágio, visto que trabalham diretamente na boca dos pacientes, um dos locais de maior transmissão do coronavírus, inclusive entre aqueles assintomáticos.

Mesmo com todas as orientações de higienização e cuidados intensos com a Covid-19, a opção de atender apenas casos de urgência presencialmente no consultório visa preservar a saúde dos pacientes, seus familiares e do próprio profissional. Por isso, viemos esclarecer algumas dúvidas em relação aos atendimentos de emergência e de urgência aplicados em nosso consultório e de acordo com as orientações do Conselho de Odontologia.

Emergência ou urgência?

Os atendimentos de emergência são situações que potencializam o risco de morte do paciente. São eles:

– Sangramentos não controlados;

– Celulites ou infecções bacterianas com edemas de localização intra-oral ou extra-oral, com risco de comprometimento da via aérea do paciente;

– Traumatismo envolvendo os ossos da face.

Já os atendimentos de urgência, situações prioritárias que não potencializam o risco de morte do paciente, são:

– Dor aguda, inflamação na polpa dentária, ou em um dente coberto pela gengiva

– Alveolite;

– Acúmulo de pus decorrente de infecção;

– Fratura com dor ou trauma de tecidos moles;

– Cimentação de coroa ou prótese fixa;

– Biópsias;

– Ajuste de prótese ou órtese, que estejam causando dor ou comprometendo a mastigação;

– Finalização de tratamento ou troca de medicação intracanal;

– Remoção de lesões de cárie ou restaurações que estejam causando dor;

– Tratamento de necrose tecidual;

– Mucosites;

– Trauma dentário com avulsão ou luxação.

Atendimento odontológico online

Uma opção oferecida pelo Consultório Sergio Correia é o atendimento odontológico online, via Ipad, FaceTime ou WhatsApp. “Esta opção tem sido buscada por pacientes com dúvidas relacionadas ao problema bucal, que buscam saber se é um caso de urgência/ emergência ou um acompanhamento de tratamento realizado antes da pandemia. Assim, podemos monitorar a situação por meio de fotos e vídeos e fazer uma análise primária”, afirma o dentista Sergio Correia.

Este procedimento visa evitar as aglomerações na sala de espera, além de facilitar o atendimento neste momento de isolamento. O paciente pode enviar imagens, vídeos e conversar com o dentista para posteriormente agendar a consulta presencial ou procedimento, uma forma de preservar a saúde de todos, sem deixar o cuidado com a saúde de lado.

“Os casos que necessitam de atendimento de urgência são encaminhados para a consulta presencial, para serem sanados o mais rápido possível, mas com as devidas precauções em relação à higienização do consultório e a proteção do paciente e do profissional”, salienta Correia.

Quer realizar um atendimento online? Tem alguma dúvida sobre seu procedimento ou precisa agendar uma consulta de urgência? Entre em contato pelo Whatsapp (41) 99201 2700.