Como a deficiência nutricional pode interferir na saúde dos dentes?

Estudos apontam que Inflamações bucais e cáries, entre outros problemas, podem surgir devido à falta de nutrientes no corpo

Temos falado nos últimos tempos em como o nosso estilo de vida e hábitos influenciam na saúde bucal. O baixo pH das bebidas e a acidez elevada, inclusive de alimentos ditos como saudáveis e utilizados por atletas e adeptos da vida saudável, podem causar muitos estragos nos dentes, como a hipersensibilidade e a corrosão do esmalte dental.

Por outro lado, a falta de nutrientes, proveniente muitas vezes de uma alimentação desbalanceada, também pode trazer sérias consequências.

Estudos mostram que a deficiência de alguns nutrientes está diretamente associada ao surgimento de inflamações bucais. O quadro é prontamente identificado pelo dentista ao realizar o check-up, com a observação de xerostomia (boca seca), inflamações gengivais, aftas, entre outros sintomas.

Outras enfermidades também podem estar relacionadas aos problemas bucais, como já informamos em diversos textos do blog. Problemas como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares estão diretamente relacionados às intercorrências na boca.

Veja aqui outros problemas de saúde relacionados à saúde bucal.

Deficiência nutricional e os dentes

Abaixo, algumas consequências da relação da deficiência nutricional e os dentes, com dicas de alimentos que ajudam a suprir essas substâncias:

Cálcio: sempre relacionado aos ossos, a falta de cálcio pode causar, além de perda dentária e da dificuldade de cicatrização óssea, manchas, cáries e sangramento da gengiva.

Invista nas verduras verde escura e no leite e seus derivados.

Ferro: A insuficiência desse nutriente resulta em feridas e infecções, como aftas, queilite angular – as feridas de canto de boca -, queimação, candidíase.

Aposte nas carnes em geral, gema de ovo e feijão, além das verduras verde escuras.

Vitamina C: uma das mais procuradas por quem quer manter a imunidade em dia, a carência desse nutriente pode causar mobilidade dos dentes, doenças periodontais e de oportunidade e dificuldade de cicatrização, entre outros.

Você encontra a vitamina C em frutas cítricas, tomate, cenoura, pimentão amarelo.

Vitamina D: também famosa quando o assunto é saúde, a falta da vitamina D pode causar hipoplasia do esmalte. Em outras palavras: quando a formação do esmalte é incompleta, deixando o dente com manchas ou ranhuras.

Coloque no cardápio peixes, como salmão e atum, fígado e gema de ovo.

Magnésio: a insuficiência deste nutriente também pode causar hipoplasia de esmalte, além de alterações ósseas, erosões dentárias, maior formação de cálculo nos dentes e saliva.

Aposte na ingesta de abacate, oleaginosas (castanhas, nozes), leguminosas (feijão, lentilha) e até no chocolate amargo.

Zinco: A carência do nutriente reflete na perda de paladar e ardência e secura da boca.

Se você gosta de frutos do mar, como ostras, camarão, elas são ótima fonte, além de miúdos e ovos.

“Além de consultar o dentista periodicamente para manter a limpeza em dia e facilitar no pré-diagnóstico de alguns problemas, realizar exames de sangue com regularidade é igualmente importante para a saúde”, alerta Sergio Correa, dentista em Curitiba com consultório próprio no Batel.

Alimentos que prejudicam os dentes? Veja quais são e evite o consumo em excesso!

Recomendações para um sorriso saudável

Como já dito anteriormente, manter os check-ups e limpezas periódicas em dia, seja a cada seis meses ou um ano, é o primeiro passo para ter dentes bonitos e uma boa saúde bucal.

Ademais, uma alimentação saudável, com verduras, frutas e alimentos ricos em nutrientes, é uma excelente maneira de manter a parte nutricional em dia.

Precisa marcar uma consulta? Sua saúde não espera, agende já!