(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com

Como evitar o tártaro

Problema, comum em boa parte da população, pode ser prevenido com higienização e alimentação adequada

Você sabe o que é o tártaro? Presente em grande parte da população, o tártaro é aquele restinho de alimento que não foi retirado por completo durante a escovação. Com o tempo, ele vai se acumulando na superfície do dente e na gengiva, ficando mais rígido e de difícil remoção.

Tanto a placa bacteriana quanto o tártaro são indesejáveis. Afinal, quem gosta de dentes amarelados, manchados e com aspecto sujo? Pois bem, as placas se acumulam nos dentes e, quando não removidas e em contato com a saliva, endurecem. Aí vem o tártaro! “O tártaro é a placa bacteriana que endurece nos dentes ou na gengiva, interferindo na aparência estética do sorriso ou resultando em problemas mais sérios”, afirma o dentista.

De cor amarelada, o tártaro pode trazer outras complicações, como gengivites e periodontites mais complexas. Sergio Correia, dentista em Curitiba com 20 anos de experiência, vai explicar como evitar os problemas decorrentes do tártaro, acompanhe.

O que causa o tártaro?

Além da má escovação, alguns alimentos podem intensificar o problema, já que o tártaro absorve as manchas com mais facilidade. O consumo excessivo de alimentos refinados e muito ácidos aumentam as chances do amarelamento nos dentes.

Como saber se tenho tártaro?

O tártaro é visível, diferente da placa bacteriana. Normalmente se acumula na base do dente, próximo à gengiva. Apesar do fácil diagnóstico, a retirada completa e bem feita deve ser realizada pelo profissional da odontologia. “O dentista utiliza os materiais certos para fazer a raspagem do tártaro que, dependendo da intensidade, pode ser trabalhosa e profunda”, explica Correia.

Para evitar que o tártaro se forme, o dentista em Curitiba é enfático: boa escovação, uso diário de fio dental e enxaguante bucal, além da visita periódica ao consultório. “Só assim podemos prevenir, realizando a limpeza de tempos em tempos e instruindo nos cuidados diários”, diz.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).