(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com

Os riscos das periodontites

Periodontia em Curitiba: boa higienização e visitas de rotina ao dentista evitam o agravamento desse tipo de problema, que pode causar até a queda dos dentes

Quando se fala em periodontia, duas principais doenças devem ser mencionadas: as gengivites e as periodontites. Enquanto as gengivites respondem pelo início do processo inflamatório, que normalmente ataca as gengivas (justificando o seu nome), a periodontite afeta outros tecidos, como aqueles que sustentam os dentes e, por essa razão, costumam ter consequências mais graves. Apesar da gravidade e do risco, as duas situações podem ser evitadas.

Quais os sintomas das periodontites?

Os sintomas também são semelhantes: mau hálito, gengiva em tons avermelhados ou de roxo, inchadas e sensíveis ao toque, além de sangramento fácil – tanto na escovação quanto ao passar o fio dental. “Normalmente, os pacientes sofrem com uma gengivite e, se ela não for tratada, evolui para a periodontite. Por isso, a recomendação é para buscar um dentista quando sentir incômodos”, explica Sergio Correia, dentista especialista em Periodontia em Curitiba.

Uma das orientações dada pelo dentista – e que pode surtir efeito em outros problemas, além das periodontites – é ficar atento aos recados passados pelo corpo. Se os sangramentos durante a escovação estão comuns e há indícios de que a gengiva está sensível, a recomendação é por procurar um profissional, que vai analisar o caso e realizar o tratamento necessário.

Prevenção e tratamento

Na odontologia, a prevenção é uma excelente forma de evitar o surgimento ou agravamento de problemas mais rotineiros – e as periodontites só constatam esse raciocínio. “A higiene correta, com o fio dental e o enxaguante bucal, é um bom caminho para impedir problemas. Dessa forma, a placa bacteriana não se acumula e impede o agravamento”, revela Correia.

Quando o problema já se faz presente, o tratamento consiste na raspagem dos dentes, retirando o excesso de placa e reduzindo a inflamação. Porém, se o caso for de periodontite, há necessidade de uma avaliação mais minuciosa e, dependendo do caso, de outros procedimentos até mesmo cirúrgicos, como a gengivectomia ou a gengivoplastia.

Sua gengiva está sensível? Você sofre com sangramentos ao escovar os dentes? Agente consulta com um profissional especializado em tratamentos de periodontia em Curitiba.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).