Está na hora do check-up odontológico?

Apenas 15% dos brasileiros cuidam da saúde bucal periodicamente com um profissional; 11% nunca visitou um dentista. Listamos 4 motivos para você fazer seu check-up odontológico com periodicidade

Você tem uma lista de médicos de rotina? O dentista faz parte dela? Sabia que apenas 15% da população do Brasil cuida da saúde bucal com um profissional e 11% nem sequer pisou em um consultório odontológico na vida para fazer o check-up odontológico? Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostram que é baixíssima a preocupação das pessoas em relação ao cuidado com os dentes.

Muitos visitam o dentista apenas quando precisam, seja por dor ou por algum acidente, como dente quebrado ou suspeita de cárie. O que pouca gente sabe é que visitar o dentista regularmente não só previne doenças relacionadas à boca, mas enfermidades em todo o corpo.

Check-up odontológico em Curitiba: Periodicidade é importante

“O ideal é que as visitas aconteçam semestralmente, para o check-up odontológico, ou de acordo com o período estabelecido pelo tratamento pelo profissional”, afirma Sergio Correia, dentista com especialização em Implantes e Periodontites em Curitiba. “Alguns focos de placa e de outras sujeiras, cuja remoção é mais complexa, só desaparecem com a limpeza oferecida por um profissional”, complementa.

Veja quatro bons motivos para você visitar o dentista com frequência:

1 – Prevenção – É a chave de tudo! Com as visitas constantes, o dentista tem a oportunidade de encontrar imperfeições e orientar na correção o quanto antes, evitando que os problemas se formem para aquela visita de urgência. Nos check-ups semestrais, o profissional avalia a boca como um todo: dentes, lábios, gengivas, língua, bochecha. “Qualquer anomalia é considerada e levada para análise”, diz.

2 – Saúde do corpo – Que dentista cuida da saúde bucal todo mundo sabe. Mas sabia que ele é capaz de detectar e prevenir outras doenças? Algumas bactérias presentes no tártaro dental, quando não tratadas, são capazes de circular pela corrente sanguínea e chegar ao coração, por exemplo, com a possibilidade de causar uma infecção cardíaca.

Conheça outras doenças de possível detecção pelo dentista

Alguns sintomas, como dores de cabeça, bruxismo, problemas gastrointestinais, também podem ter ligação direta com os dentes e a mastigação. É uma via dupla, que exige atenção do profissional e do paciente.

3 – Limpeza correta – Por mais que você escove os dentes após todas as refeições, passe o fio dental e o enxaguante bucal diariamente, uma limpeza eficiente mesmo só acontece na cadeira do dentista durante o check-up odontológico. Realizar essa limpeza semestralmente ajuda a não acumular bactérias e tártaros entre os dentes, prevenindo cáries, gengivites e periodontites.

“A higienização caseira, por mais bem executada que seja, não consegue chegar em regiões profundas da boca, ficando limitada e superficial. Somente o profissional tem capacidade para realizar uma profilaxia completa, o que exige visitas regulares ao consultório”, comenta Correia.

4 – Bem-estar e autoestima – Quem não quer ficar com um sorriso bonito e bem apresentável? Afinal, este é seu cartão de visitas! Dentes limpos, alinhados e hálito agradável são características de quem mantém seus check-ups odontológicos em dia.

Consultar o dentista hoje e manter a periodicidade necessária resulta em tranquilidade e mais saúde no futuro.  Visitar o dentista em períodos pandêmicos já está comprovado que é seguro.

E aí, já está na hora de agendar a sua visita para um check-up odontológico em Curitiba? Clique aqui e marque um horário com alguém que se preocupa com a biossegurança no consultório, dando toda a tranquilidade para você manter a sua saúde bucal em dia!