Biossegurança e higienização no consultório odontológico

Investir constantemente em bons produtos faz parte da rotina da Clínica Sergio Correia em prol da segurança dos pacientes; veja algumas das medidas adotadas para a higienização no consultório odontológico em Curitiba

Os tempos mudaram e já faz um ano que estamos vivendo com a pandemia da Covid-19. Nossos hábitos são outros e a preocupação diária também. E isso vale também para o local de trabalho.

Sempre investimos em produtos de qualidade para realizar a limpeza do consultório, pensando tanto no bem-estar dos pacientes quanto dos profissionais, priorizando os conceitos de biossegurança.

A partir da pandemia, aumentamos ainda mais a nossa preocupação, investindo em produtos da linha Nano Protect, indicados para a desinfecção de superfícies e artigos de variados materiais, ideais para o consultório odontológico.

A linha completa oferece cinco produtos saneantes e antissépticos, baseados na capacidade biocida (capacidade de eliminar micro-organismos ou vírus) de peróxido de hidrogênio.

“A linha tem produtos específicos para os dentistas e isso ajuda muito na nossa proteção, já que estamos mais suscetíveis ao vírus, visto que trabalhamos direto na boca dos pacientes”, comenta Sergio Correia, que utiliza os produtos em seu consultório no bairro Batel, em Curitiba.

Higiene das mãos e bucal

A preocupação com a biossegurança não fica apenas para o consultório. A linha completa da Nano Protect conta também com um produto específico para as mãos, indicado para a assepsia de rotina, e um voltado ao enxágue bucal.

“O enxaguatório é indicado para pré-procedimentos e no protocolo de higiene, diminuindo os riscos de transmissão de doenças entre pacientes e profissional. Ele reduz o número de patógenos respiratórios, trazendo mais segurança em ambientes compartilhados”, explica Correia.

A linha conta ainda com um produto específico para corpo e vestuário, além do multiuso para as superfícies.

Certificação

Os produtos apresentam comprovação científica no combate a vírus e às bactérias, inativando o problema e evitando sua transmissão. São virucidas registrados pela Anvisa, com laudo validado por Laboratório de Virologia. “Me sinto mais seguro utilizando produtos certificados e protegendo a mim e aos pacientes”, afirma.

Termômetro e oxímetro

Também adquirimos para o consultório um termômetro clínico infravermelho, da Neodent, que mostra com precisão e praticidade a temperatura do paciente, mesmo à distância, garantindo mais higiene. E o oxímetro é essencial nos casos pré-cirúrgicos, para medir a saturação do oxigênio no sangue.

“Todos na clínica passam diariamente pelos equipamentos, bem como os pacientes logo na chegada. Qualquer irregularidade é imediatamente comunicada”, diz o dentista.

Cuspideira

A cuspideira, muito utilizada antigamente nas consultas e procedimentos, deixou de ser um elemento essencial nos consultórios odontológicos. Apesar de manter uma na Clínica Sergio Correia, ela somente é utilizada para o bochecho pré-cirúrgico com clorexidina (Periogard) e no uso do Nano Protect.

No lugar da cuspideira, é usado um sugador de alta potência, mais higiênico, sustentável e seguro. Os cuidados com a biossegurança ficaram ainda mais importantes com a pandemia. 

UV CleanMat

Você sabia que cerca de 70% dos organismos causadores de doenças são transmitidos pela sola dos sapatos? Pensando nisso, a Clínica também adquiriu a UV CleanMat, uma plataforma de desinfecção de solas de calçados por meio de lâmpadas UVC germicidas, que eliminam germes, bactérias e todos os vírus, incluindo o da Covid-19.

O equipamento é pequeno, leve e não utiliza produtos químicos. Todos os pacientes passam por ela ao entrar no consultório, garantindo ainda mais segurança e higiene!

Esterilix

Uma das maiores preocupações das pessoas está relacionada ao ar, por isso boa parte prioriza os locais abertos. E como fazer no consultório?

“Pensando em purificar o ar da melhor maneira possível, mantendo a higienização no consultório odontológico, investimos no Esterilix, um equipamento que reduz a chance de contaminação”, conta o profissional.

Com laudo comprovado pela Unicamp, o equipamento realiza a captura das particulas com uso de filtros Hepa (High Efficiency Particulate Arrestance), bombardeando o local por meio de raios ultravioleta e geração de ozônio interno.

O ar passa por uma dupla filtragem, fornecendo 99,99% de pureza e eliminando os micro-organismos suspensos.

Precisa marcar uma consulta? Procure uma clínica que se preocupa em proteger o paciente e cuida da higienização no consultório odontológico em Curitiba. Agende um horário na Clínica Sergio Correia.