(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com

Saúde e segurança na odontologia

Protocolos completos de esterilização garantem a saúde e segurança do paciente no ambiente odontológico

Você sabia que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente ¼ dos pacientes odontológicos levam doenças aos consultórios que podem ser transmitidas para outras pessoas? Vírus e bactérias circulam no ar o tempo todo e basta um leve contato para se contaminar.

A contaminação cruzada é muito corriqueira e exige atenção especial dos profissionais em relação à higienização. “Usar luvas e o material adequado, esterilizar e desinfetar os equipamentos e materiais utilizados é o básico, primordial. Mas podemos pensar além disso para garantir a segurança dos nossos pacientes”, alerta Sergio Correia, dentista em Curitiba e responsável pela Clínica Sergio Correia, localizada no Batel.

Mesmo com os cuidados básicos, ainda era possível estar suscetível a riscos. Pensando nisso, Correia passou a utilizar produtos específicos para a higienização dos materiais e das salas de atendimento.

“Utilizamos bactericidas e fungicidas tecnológicos, que atacam e reduzem a adaptação e proliferação das bactérias, minimizando os riscos de contaminação para o paciente. Esses produtos cumprem rígidos protocolos de limpeza, assim como os procedimentos adotados na clínica”, esclarece o profissional.

Um dos produtos usados em sua clínica é o B-Safe, que utiliza a nanotecnologia e garante 100% de biossegurança nos consultórios. A aplicação pode ser feita em todo o consultório, desde os estofamentos das poltronas até nos equipamentos/materiais usados nos tratamentos, assim como puxadores, reservatórios, peças de mão.  

Mas o que é biossegurança?

Criado para para prevenir e minimizar o risco de contaminações em consultórios, o termo biossegurança nos consultórios odontológicos é traduzido pela Fiocruz como “um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento, tecnologia e prestação de serviço, visando a saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados”.  

Como identificar?

Para o paciente, muitas vezes leigo nessas questões relacionadas à higienização dos consultórios odontológicos, é importante observar alguns pontos, capazes de identificar os cuidados com a biossegurança, como, por exemplo:

limpeza do consultório, desde a recepção até as salas de atendimento;

– Se os profissionais utilizam uniforme, avental, touca, máscara, luvas;

– Se existe uma autoclave para esterilização e higienização dos equipamentos;

– A existência de lixeiras duplas, para o descarte correto dos lixos infectantes;

– O uso de materiais certificados e reconhecidos, certificação do profissional.

Esses são apenas alguns dos pontos que podem ser observados para que a biossegurança esteja, de fato, aplicada no consultório, proporcionando saúde e segurança ao paciente e ao profissional.

“Pensamos sempre em garantir procedimentos mais seguros, com pós-operatórios rápidos e sem problemas para os pacientes. Certificar-se da biossegurança em odontologia é uma garantia para todos”, diz Correia.

Anvisa e CRO

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu, há alguns anos, um protocolo de esterilização em consultórios odontológicos, que foram atualizados pelos conselhos regionais. Dentre os itens do protocolo, estão as limpezas dos artigos – instrumentais e materiais -, manuseio da autoclave, monitoramento da esterilização, higienização das mãos, uso de equipamentos pessoais, aparelhos, utensílios e outros.

Quer conhecer uma clínica segura para realizar os seus procedimentos odontológicos? Lembre-se de que saúde e segurança na odontologia são fundamentais. Entre em contato e marque um horário na Clínica Sergio Correia.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).