(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
dentista-em-curitiba

O que esperar de uma consulta ao dentista?

Quais procedimentos são realizados em uma visita de rotina? Veja as explicações de Sergio Correia, dentista em Curitiba há quase 20 anos

Toda pessoa deve visitar o dentista a cada seis meses, certo? Nem sempre! Nem todo paciente precisa realizar consultas de rotina por semestre: alguns podem necessitar de um retorno em três meses, enquanto outros podem ficar até um ano sem a obrigatoriedade. Quem define esse tempo é o dentista! Portanto, as visitas semestrais são apenas um consenso entre os profissionais da odontologia, mas outros critérios são avaliados na consulta de rotina para determinar qual o período ideal para o retorno.

É fato que, por melhor e mais cuidadosa que seja sua higienização, ninguém é capaz de limpar os dentes de forma perfeita. Em uma consulta de rotina, o dentista vai investigar suas gengivas – evitando periodontites e gengivites –, realizar a profilaxia (removendo o excesso de placa bacteriana por meio da raspagem) e da mucosa da boca como um todo.

Prevenção

“O principal objetivo de uma visita de rotina é a prevenção. Dessa forma, conseguimos manter a saúde bucal e identificar situações que podem evoluir para algum tipo de incômodo mais sério”, explica Sergio Correia, dentista em Curitiba especialista em Dentística Restauradora e Periodontia.

“Caso haja solicitação de retorno em três meses, é porque houve identificação de algum risco, que pode evoluir para um problema mais grave. Dependendo do paciente, podemos solicitar o retorno para o ano seguinte. Contudo, via de regra, o ideal é fazer a consulta a cada seis meses”, ressalta o profissional.

A consulta de rotina também pode exigir exames mais complexos para identificar problemas adicionais, como as radiografias. Com o apoio da tecnologia, a opção por esse tipo de exame acontece por uma série de fatores levados em conta pelo profissional: a idade, a percepção do risco de doenças, os tratamentos realizados anteriormente, entre outros aspectos.

Tire dúvidas

Aproveite o período com o dentista para tirar suas dúvidas e contar sobre detalhes e situações relacionadas à saúde bucal. Quanto mais informações o profissional tiver em mãos, mais fácil será o diagnóstico. Além disso, é importante que o paciente jamais omita informações do seu dentista a fim de obter o diagnóstico correto.

Está precisando de um dentista em Curitiba? Marque sua consulta de rotina na Clínica Sergio Correia.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).