(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
saude-bucal-e-o-coracao

Quase metade das doenças cardíacas tem origem na boca

Saúde bucal e o coração: manter a higiene da boca é fundamental para prevenir doenças como AVC e infarto

45% das doenças no coração têm início na cavidade bucal. É isso que aponta um estudo realizado pelo Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com a pesquisa, doenças como aterosclerose, arritmia, acidente vascular cerebral (AVC) e até mesmo um infarto podem ter origem devido às bactérias e às inflamações da boca.

“O problema está nas periodontites, pois as bactérias provenientes de infecções e presentes nos tecidos podem se infiltrar na corrente sanguínea, se instalando em outras partes do corpo, como uma artéria, cérebro ou coração”, alega Sergio Correia, dentista em Curitiba com atendimento no Batel.

Saúde bucal e o coração

Por isso, o melhor remédio é a prevenção e o cuidado com a higienização bucal. Escovar os dentes diariamente, passar fio dental, enxaguante bucal e visitar o dentista periodicamente são hábitos que devem ser realizados com a frequência necessária e a atenção devida. Infelizmente as dicas preventivas são conhecida por todos, mas, às vezes, ignoradas ou esquecidas.

“Caprichar na higienização bucal para reduzir as placas bacterianas é fundamental para prevenir as doenças periodontais e, consequentemente, as cardiovasculares”, alerta Correia, que é especialista em Periodontia. As visitas periódicas também ajudam na redução das placas, principalmente quando há a realização de uma limpeza periódica.

Periodontites

As periodontites fazem parte das doenças periodontais, caracterizadas pelas inflamações e infecções nos ligamentos ósseos dos dentes ou das gengivas. Já falamos bastante sobre o assunto em nosso blog, como sobre os riscos das periodontites ou como a prevenção pode transformar sua saúde bucal.

Doenças cardiovasculares

Os problemas cardiovasculares são responsáveis por quase 30% das mortes no Brasil. Dentre as doenças mais recorrentes, encontram-se o infarto e os acidentes vasculares cerebrais (AVCs), mas existem também as arritmias, isquemias ou anginas, enfermidades que afetam o coração e as artérias.

Para aqueles que já possuem uma predisposição para as doenças cardiovasculares, a atenção deve ser redobrada. “A higienização bucal deve ser completa para todos os pacientes, em especial para as pessoas com alto risco a doenças cardiovasculares, como fumantes, obesos ou sedentários”, reforça Correia.

Que tal prevenir, proteger a saúde bucal e o coração? Agende suas consultar regularmente com um dentista em Curitiba? Entre em contato com a Clínica Sergio Correia, com consultório moderno e atendimento especializado.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).