(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
dentista-em-curitiba

Periodontia e problemas no coração

Doenças cardiovasculares podem estar relacionadas aos problemas bucais. Saiba como prevenir com a ajuda de um dentista em Curitiba

As periodontites fazem parte das doenças periodontais, caracterizadas pelas inflamações e infecções nos ligamentos ósseos dos dentes ou das gengivas. Já falamos bastante sobre o assunto em nosso blog, como sobre os riscos das periodontites ou como a prevenção pode transformar sua saúde bucal. Mas você sabia que, além dos problemas já conhecidos, as doenças periodontais podem trazer problemas na saúde como um todo? Pior: elas podem ter uma forte relação com o seu coração!

Diversas pesquisas apontam que as doenças periodontais podem estar relacionadas ao surgimento de problemas cardiovasculares. “Isso acontece devido às bactérias, provenientes das infecções e presentes nos tecidos, que se infiltram na corrente sanguínea”, explica Sergio Correia, dentista em Curitiba há quase 20 anos.

Doenças cardiovasculares

Os problemas cardiovasculares são responsáveis por quase 30% das mortes no Brasil. Dentre as doenças mais recorrentes, encontram-se o infarto e os acidentes vasculares cerebrais (AVCs), mas existem também as arritmias, isquemias ou anginas, enfermidades que afetam o coração e as artérias.

Como prevenção, a dica é bastante conhecida, mas nem sempre aplicada: “Caprichar na higienização bucal para reduzir as placas bacterianas é fundamental para prevenir as doenças periodontais e, consequentemente, as cardiovasculares”, alerta Correia, que é especialista em Periodontia. Visitas frequentes ao dentista auxiliam na redução das placas, principalmente quando realizada a limpeza periódica.

Para aqueles que já possuem uma predisposição para as doenças cardiovasculares, a atenção deve ser redobrada. “A higienização bucal deve ser completa para todos os pacientes, em especial para os de alto risco a doenças cardiovasculares, como fumantes, obesos ou sedentários”, reforça Correia.

Que tal prevenir e se consultar regularmente com um dentista em Curitiba? Entre em contato com a Clínica Sergio Correia, com consultório moderno e atendimento especializado no bairro Batel.

Para entender mais sobre o assunto, assista ao programa Bem-Estar, da Rede Globo, transmitido em julho de 2016 que trata da relação entre periodontia e problemas cardíacos. Veja a matéria aqui.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).