(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
cuidados bucais durante a gravidez

Os cuidados bucais durante a gravidez

Gestantes, assim como os pacientes cardíacos, devem ter uma preocupação adicional com a saúde da boca; entenda os motivos e não deixe de visitar o dentista na gravidez

A gestação demanda uma série de cuidados com a saúde por parte das futuras mamães. Um deles, a atenção à higiene bucal, pode passar despercebido, já que não se fala muito sobre os cuidados bucais durante a gravidez. Durante a gestação, as mulheres têm a sua produção hormonal alterada, o que pode influenciar em algumas situações relacionadas à boca, como a produção de saliva, e mesmo a reação do corpo a alguns tipos de bactérias, caso da placa. Sendo assim, a visita ao dentista na gravidez é indispensável.

Além disso, a possibilidade de aumento de enjoos faz com que o cuidado com a escovação – da forma adequada, com fio dental e enxaguante bucal – seja ainda mais importante, pois pode favorecer o surgimento de cáries e outros tipos de problemas mais graves, como as inflamações na boca.

O maior risco

São justamente as infecções bucais, como a periodontite ou a gengivite, que precisam ser acompanhadas de perto ao longo do período de gestação. Já existem estudos indicando a correlação entre a presença das infecções bucais e a incidência de partos prematuros. Em outras palavras, essa situação pode contribuir para antecipar o nascimento do bebê, de acordo com as pesquisas.

Durante a gravidez, a falta de saliva – um sintoma ou sensação muito comum – contribui para a facilidade do surgimento de doenças. Não à toa, há termo comum de se ouvir nos consultórios odontológicos para esse tipo de inflamação: “a gengivite da gestante”. Por esse motivo, os cuidados bucais durante a gravidez precisam de destaque.

“Esteja atenta aos sinais que a boca pode dar, com sangramentos, alteração da coloração da gengiva, manchas e agende uma consulta assim que observar qualquer alteração. Manter as visitas ao dentista na gravidez é fundamental”, salienta Sergio Correia, dentista no Batel, em Curitiba.

Algumas dicas

– Engravidou? Procure um dentista de confiança para fazer um check-up e tratar possíveis problemas. Além disso, ele vai estabelecer um prazo para o retorno, garantindo a manutenção da sua saúde.

– Não esqueça da escovação, sobretudo do fio dental. A gengiva é uma das áreas mais afetadas e precisa ser acompanhada de perto.

– Em caso de enjoos, a boca é preenchida por uma espécie de ácido, capaz de desmineralizar os dentes. Tenha alguns cuidados especiais, como o bochecho com água ou outro tipo de produto, como os enxaguantes bucais, desde que tenham sido recomendados por um profissional.

– Crie o hábito de ingerir bastante água ao longo do dia. Isso vai contribuir para diminuir as sensações de boca seca.

– Grávidas podem fazer exames de imagem da boca. O cuidado e a atenção deve estar na quantidade de radiação a qual a futura mãe estará exposta.

Quer melhorar os cuidados bucais? Agende uma consulta e vá ao dentista na gravidez na Clínica Sergio Correia.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).