(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
dentista-em-curitiba

Não descuide dos dentes nas férias

Cuidados com os dentes básicos, como escovação após todas as refeições e uso do fio dental são esquecidos durante as férias, diz Sergio Correia, dentista em Curitiba há mais de 20 anos

2021 chegou, com muita  gente querendo viajar e esquecer um pouco o ano atípico que passou. A cabeça fica a mil e em meio a tantos eventos e compromissos não podemos esquecer de algo simples, diário e necessário: os cuidados com os dentes.

O profissional Sergio Correia, que atua como dentista em Curitiba desde 1997, dá algumas dicas para não descuidar da saúde bucal durante as férias e viagens.

“A época é realmente favorável para o esquecimento da escovação ou de alguns cuidados com os dentes, por isso toda a atenção é necessária para não colher maus frutos posteriormente”, explica o dentista que, em contrapartida, recebe muitos pacientes para o check-up durante o período.

“Quem não vai viajar aproveita os meses do início do ano para fazer a visita periódica ao dentista, ou trazer os filhos que estão de férias para acompanhamento e retirada de sisos, procedimento muito procurado devido ao recesso escolar”, diz.

O dentista faz um check-list para antes de sair de férias:

– Use uma tampinha para proteger e transportar sua escova de dentes. Isso faz com que as cerdas sejam preservadas e evita a proliferação de bactérias;

– Não esqueça do fio dental! Ele complementa a escovação e ajuda na remoção da placa bacteriana e resíduos entre os dentes;

– Passou o dia em passeios e não conseguiu escovar os dentes após as refeições? Caso seja possível, faça um belo bochecho com água. Isso não isenta a caprichada escovação assim que retornar.

– Gengiva sangrando não é bom sinal. “O sangramento pode ser decorrente de uma inflamação bacteriana. Insista na escovação mais intensa, mas sem machucar. Persistindo, procure o dentista no fim da viagem”, salienta Correia.

– Abuse das frutas mais fibrosas, como a maçã ou pera. Além de substituir os alimentos mais doces e ácidos, que podem resultar em cárie, elas ajudam na limpeza dos dentes e podem ser um lanche saudável.

“É fundamental ficar de olho na escovação, tanto dos adultos quanto das crianças. A saúde bucal não pode entrar de férias”, finaliza o dentista, especialista em periodontia.

Promessas de ano novo

Todo mundo faz promessa no ano que se inicia: emagrecer, parar de fumar, começar uma atividade física… Mas em relação à saúde bucal, será que alguém faz promessas? Que tal tentar?

Comece pela escova de dentes: trocar a escova periodicamente é a primeira promessa! O descarte periódico da escova é essencial para uma boa limpeza dos dentes, gengivas e língua. “Indicamos a troca de dois, três meses ou até em períodos menores, caso as cerdas já estejam desgastadas”, indica Correia.

O uso da escova adequada também influencia na higienização. “Cerdas macias, arredondadas e do tamanho certo são ideais para realizar a limpeza completa e não traumatizar os tecidos gengivais, o que pode causar a recessão gengival”, salienta o dentista.

E o fio dental? Aliado à escovação, o fio auxilia na remoção dos resíduos de comida e retira os excessos mais escondidos. Esquecer de passar o fio ou não passar por preguiça é um problema que não pode constar no novo ano, então entra na lista: Passar o fio dental todos os dias!

Falando em preguiça… vamos adotar o hábito de escovar os dentes após todas as refeições,  esperando aquele tempinho de 30 minutos após comer? Com capricho, sem pressa, pelo menos três vezes por dia e com muita atenção, principalmente a escovação noturna, pois é nessa hora que as bactérias gostam de se proliferar!

Prometer limpar os dentes somente com flúor ou bochecho? Não pode! Correia lembra que essas opções podem ser usadas como complemento à escovação ou em casos excepcionais. “O bochecho com água ou flúor é uma opção para aqueles que não têm condição de escovar os dentes de forma imediata, mas não substitui de forma alguma a escovação”, diz Correia, cujo consultório em Curitiba está localizado no bairro Batel.

E por último, mas não menos importante, visitar seu dentista regularmente! O ideal são visitas a cada seis meses, para realizar a profilaxia, isso é, a limpeza dos dentes, bem como analisar o alinhamento e a saúde da boca!

Não são promessas difíceis de serem cumpridas, mas muito recompensadoras. Quer manter os cuidados com os dentes? Tenha um acompanhamento profissional, agende a sua consulta na Clínica Sergio Correia, pelo (41) 3027-7200.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).