Microbiota oral: você já ouviu falar?

microbiota oral

Manter a higiene em dia é imprescindível para o controle da microbiota oral e a prevenção de doenças

Microbiota… você já deve ter ouvido este termo antes, provavelmente nas aulas de biologia. Mas você sabe o que significa? Basicamente, é um grupo de microrganismos, formado por bactérias, protozoários, fungos, vírus, entre outros, que vive em um determinado ambiente dentro de outro corpo.

No caso do homem, a microbiota é importante para o organismo em diversas áreas do corpo, como na boca, no intestino, no estômago, na pele, e em outras partes. Existem estimativas que apontam que há 10 vezes mais micróbios no corpo humano do que células.

A microbiota é única em cada indivíduo, definida a partir de fatores como alimentação, contatos externos, além da carga genética. Seu funcionamento adequado atua no fortalecimento de diversos órgãos e no apoio ao sistema imunológico, entre outras funções.

Microbiota oral

Assim como as demais microbiotas presentes em nosso corpo, a oral também é formada por uma variedade de microrganismos, entre bactérias, fungos, vírus. Ao contrário do que se imagina, eles atuam de forma benéfica como agentes, prevenindo a colonização de microrganismos patogênicos, isto é, os responsáveis por causar as doenças.

Uma das dificuldades em relação à microbiota oral está na facilidade de contaminação. Como o que é ingerido ingressa no corpo pela boca, é muito importante estar atento à alimentação e à higienização bucal para manter os níveis da microbiota normais, impedindo a proliferação das patogênicas.

Microbiota em desordem é um problema

O descuido com a higiene da boca pode causar diversos problemas, como a formação de cáries e, em situações mais graves, as periodontites

O quadro pode se intensificar quando essas inflamações e infecções das gengivas não ficam só na boca, já que os microrganismos podem se espalhar para outros órgãos.

A saliva, por exemplo, carrega as bactérias (boas ou não) para outras partes do corpo, como o intestino. Caso sejam bactérias associadas às cáries e às gengivites, isso pode resultar em desordens em outras microbiotas, como a intestinal, o que contribui no desencadeamento de patologias não relacionadas à boca, como as doenças crônicas e autoimunes.

Já existem estudos que apontam que quantidades maiores de bactérias orais foram encontradas no intestino de pacientes com doenças graves. Por esse motivo, a harmonia com o intestino e o estômago é fundamental para o bom funcionamento do corpo, pois o ácido gástrico serve como uma barreira microbiana.

“Estar em dia com a saúde como um todo é o primeiro passo para evitar doenças, pois o corpo inteiro está relacionado entre si. As bactérias de uma infecção bucal podem ser transportadas pela corrente sanguínea pelo corpo todo, afetando diversas áreas, inclusive aumentando o risco de problemas cardíacos, o que já foi comprovado”, alerta o dentista Sergio Correia.

Como manter a microbiota oral em dia?

Os passos para a saúde bucal em conformidade não são segredo para ninguém:

Escovar os dentes diariamente, em especial à noite (período em que a boca produz menos saliva);

Saiba como escolher a escova e pasta dental.

– Realizar a higienização completa, com fio dental e enxaguante bucal;

– Beber bastante água ao longo do dia (ajuda a estimular a saliva);

Visitar o dentista periodicamente para realizar a limpeza dos dentes.

Apesar de parecer um tema complexo, a microbiota oral pode ser mantida saudável com os hábitos regulares do dia a dia, evitando outros problemas em nosso corpo. Que tal aproveitar o mês de julho e agendar um horário para avaliar a sua saúde bucal?