(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
tratamento-de-caries-em-curitiba

Tratamento de cárie em Curitiba: como proceder?

Melhor amiga da má escovação, a cárie acomete cerca de 90% da população mundial

Estima-se que a maior parte da população do mundo já tenha tido ou terá cárie em algum momento da vida. No Brasil, apesar de os números terem diminuído, o índice ainda é alto, começando desde a infância. Mas você sabe o que fazer ou quais os sintomas quando se tem uma cárie no dente?

Vamos do começo: o que é a cárie? “A cárie é causada por bactérias que destroem o esmalte e a dentina do dente. Sua principal origem é a má higienização, que resulta no acúmulo de comida, prato principal para as bactérias se instalarem, juntamente da saliva”, diz Sergio Correia, dentista em Curitiba. Pesquisas também afirmam que outros fatores estão envolvidos no surgimento das cáries, como a genética! Mas podemos falar mais sobre esse assunto específico em um outro momento.

O diagnóstico da cárie pode ser feito em consultório, durante as visitas periódicas ao dentista. Ela pode ser de três tipos: (1) coronária, mais comum, localizada entre os dentes ou na superfície; (2) radicular, alojadas em áreas expostas devido à falta de cobertura do esmalte nas raízes; (3) recorrente, que ficam no entorno de coroas ou restaurações.

“Dentre os principais sintomas de quem está com cárie, estão a sensibilidade e a dor nos dentes ou ao morder, mudança na coloração ou surgimento de orifícios visíveis”, alerta Correia.

Realizando o tratamento de cárie em Curitiba

Os casos mais comuns são tratados com a restauração do dente. Em situações iniciais, a cárie pode ser solucionada com a aplicação de selantes, desde que o esmalte não tenha sido afetado.

“Os tratamentos auxiliam para que a lesão não tome todo o dente, podendo ser feito com flúor ou com a restauração da parte acometida. Em casos extremos, a extração do dente pode ser uma opção”, explica o profissional.

Precisando de um tratamento para cárie em Curitiba? A Clínica Sergio Correia tem 20 anos no mercado, agende o seu horário e venha conhecer nosso consultório.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).