Como escolher escova de dentes e a pasta?

Prevenção é a melhor forma de garantir a boa saúde bucal; o blog traz dicas de como escolher escova de dentes e pasta; além da boa manutenção do material

Você entra no mercado ou em uma farmácia para comprar uma escova e uma pasta de dentes e se depara com diversas opções. São vários tamanhos, cores e estilos – das simples às tecnológicas –, e a pergunta que não sai da sua cabeça é: “Qual é a melhor opção para mim?”

Fique tranquilo. Vamos dar algumas dicas sobre como escolher escova de dentes com mais convicção e para mantê-la sempre em dia.

Como escolher escova de dentes

Tecnologia – Você pode pensar: quanto mais tecnológica e atual, melhor. Não necessariamente! A simplicidade pode ser um diferencial da escova, que precisa ser capaz de desorganizar a placa bacteriana e combater a proliferação de micro-organismos e fungos.

Tamanho – Em geral, as escovas menores são mais eficientes. O motivo? Facilitam o alcance a locais inacessíveis, tornando a limpeza mais completa.

Formato das cerdas – Devem ser macias e arredondadas, evitando que causem ferimentos à gengiva. Vale ressaltar que cerdas duras podem prejudicar o esmalte dentário.

Como escolher pasta de dentes

Flúor – Opte por pastas que contenham este elemento, que é reconhecido por fortalecer o esmalte do dente, aumentando a proteção contra cáries.

Abrasividade – Pastas que apresentam elementos pequenos, como se fossem grãos de areia, devem ser evitadas. Essas substâncias são abrasivas e prejudicam o esmalte.

Creme ou gel – Os estudos não mostram diferença entre a capacidade de limpeza dos produtos. Neste caso, vale o gosto pessoal.

Antimicrobianos – Na hora de observar a embalagem, se houver a informação de que se trata de uma pasta antimicrobiana, isso vai favorecer a limpeza e o combate às cáries.

E o fio dental?

Uma dica para o fio dental é observar se ele é composto de filamentos únicos ou múltiplos – uma informação que sempre está disponível na embalagem. Opte pelos de filamento único, que evitam aquele efeito “desfiado” ao longo do processo de higiene. E vale sempre a lembrança: uma escovação completa deve contar com o fio dental.

A limpeza periódica é fundamental, pois, por mais que as consultas de rotina sejam marcadas, o paciente é o responsável pela limpeza no dia a dia. Por isso, pessoas que têm mais cuidado com a higiene evitam problemas de saúde bucal, sobretudo as de periodontia em Curitiba. Um indício de erros na escovação são os sangramentos na gengiva.

Dicas para proteger sua escova de dentes

1. Lave sua escova de dentes antes e depois de escovar os dentes. Essa limpeza deve ser feita em água corrente, evitando o contato das mãos (quem nunca passou o dedão?) com as cerdas. Para secá-la, basta dar pequenas batidas na pia. Uma vez por semana, a escova pode ser mergulhada no enxaguante bucal.

2. Parte do sucesso da escovação está no próprio paciente. Por isso, é importante lavar as mãos antes de fazer a higiene bucal, evitando que o seu próprio corpo seja um agente contaminante!

3. O posicionamento da escova de dente no banheiro também é importante. Faça com que a escova esteja sempre longe do vaso sanitário. Por mais limpo que ele esteja, cada vez que a descarga é dada com a tampa aberta, vários micro-organismos invisíveis voam pelo ar e podem se alojar em sua escova. Nojento, não?

4. Já que a descarga pode jogar várias bactérias no ar, nossa própria casa – e o banheiro, em especial – têm suas impurezas. Nesse sentido, usar um protetor de cerdas é de bom tom. E, assim como se faz com a escova e com as mãos, lembre-se de lavá-lo frequentemente.

5. O que se fala quando as pessoas se casam ou moram juntas? Elas juntaram as escovas de dentes! Pois é, mas isso não quer dizer que elas devam ficar encostadas umas nas outras, especialmente a parte das cerdas. Não esqueça, escova de dentes é individual e intransferível! Não se empresta a escova a ninguém, em nenhuma circunstância.

Essas dicas podem melhorar a qualidade da sua saúde bucal. Ao usar escovas velhas ou sujas, você pode estar contribuindo para a proliferação de bactérias que causam mau hálito e outros tipos de infecções.

Se você sente dificuldades e quer ter mais cuidado ainda em sua escovação, vale acompanhar este post do blog, que revela os cuidados necessários na hora de fazer a higiene bucal.

O texto te ajudou a como escolher escova de dentes? Quer evitar problemas de periodontia em Curitiba? Cuide de sua escovação e mantenha em dia as consultas de rotina. Agende uma visita à Clínica Sergio Correia, que está localizada no Bairro Batel, na capital paranaense.