Protocolo sobre implante: substituição completa e vida renovada

implante-dentário-em-curitiba

Procedimento é indicado como solução para pacientes com perda total dos dentes

Reabilitação oral e estética aparecem como os dois principais benefícios de pacientes que se submetem ao Protocolo Sobre Implante. Ao contrário dos implantes dentários, no qual há a substituição de uma ou mais raízes de dentes, o protocolo sobre implante é um procedimento mais complexo, porque envolve pacientes que perderam todos os seus dentes ou usam próteses totais.

“Para esses casos em que o paciente perdeu todos os dentes ou necessita de próteses totais, o protocolo sobre implante é o procedimento ideal, realizando a reabilitação oral de forma segura e completa”, afirma Sergio Correia, dentista com especialização em Implantes Dentários em Curitiba.

Mais complexidade

Um dos procedimentos que mais assusta os pacientes ao lado os implantes dentários, embora tenha elevado índice de sucesso, os protocolos sobre implantes têm evoluído de forma rápida, oferecendo mais agilidade nos tratamentos e, sobretudo, mais segurança e conforto nos resultados, em especial no pós-operatório.

O procedimento é considerado complexo, pois o profissional deve identificar o local que vai receber os implantes em substituição às raízes, para, na sequência, inserir as próteses. Em geral, as próteses só são instaladas após um período de recuperação do paciente – em média, 72 horas.

O planejamento adequado envolve necessariamente uma boa anamnese, avaliação clínica detalhada e a realização de radiografias e tomografias para alcançar os resultados esperados. Com isso, o profissional já determina o tamanho, altura e formato dos dentes para que o sorriso se mantenha alinhado às características do rosto, o chamado visagismo.

“O protocolo sobre implante também envolve aspectos da odontologia estética, fazendo com que o paciente volte a sentir orgulho de seu sorriso”, conta Correia.

Evolução da tecnologia

Uma das técnicas possíveis de usar na Clínica Sergio Correia é o Neoguide, desenvolvido pela Neodent. Por meio dos exames recomendados pelo profissional, caso das tomografias, é possível identificar os locais para fixação dos pinos, é a chamada cirurgia guiada” explica Correia, credenciado pelo sistema Neoguide. Além disso, as próteses são desenvolvidas sob medida para cada paciente, tornando seus resultados ainda mais efetivos.

“Trabalhamos com a cirurgia guiada, que utiliza os softwares e dispositivos que possibilitam um planejamento completo, garantindo segurança ao paciente e ao cirurgião, além de todos os materiais serem certificados. A cirurgia que é feita sem cortes, pois todo o planejamento prévio é feito no computador e, depois, há uma guia que indica a posição dos implantes”, esclarece Sergio Correia, especialista em Dentística Restauradora e em Periodontia. “Temos essa possibilidade em nossa clínica, pois causa menos trauma, menor dor, ausência de pontos e pouquíssimo sangramento, tornando o pós-operatório muito mais tranquilo e previsível”, ressalta.

Higienização

Embora os métodos tenham evoluído, o procedimento exige muita atenção do paciente em relação ao pós-operatório e, sobretudo, com a limpeza no dia a dia. Se a higiene do protocolo sobre implante não for feita da maneira adequada, tendo sucesso na remoção de resíduos alimentares e evitando o acúmulo de placa bacteriana em sua superfície, o paciente corre o risco de sofrer com o mau hálito e até atingir casos de peri-implantite, uma espécie de periodontite na região dos implantes.

Como ter sucesso nessa tarefa?

Além da escovação normal correta, com uso do fio dental e enxaguante bucal (veja aqui como escovar os dentes), a higiene de protocolo sobre implante exige um pouco mais de atenção e alguns passos adicionais:

Escova de dentes unitufo – Encontrada em supermercados e farmácias por cerca de R$ 20, esse material é capaz de fazer a higiene específica de cada prótese e também dos implantes usados, garantindo o sucesso da higiene. Como seu próprio nome já diz, em vez de várias cerdas, a escova tem apenas um único tufo, concentrando a sua limpeza.

Fio dental com ponta rígida ou passa fio – Esses fios são indicados para a higiene de protocolo sobre implante e mesmo de aparelhos ortodônticos. Eles têm uma das extremidades mais rígida, o que facilita a passagem e a limpeza entre as próteses, já que a outra extremidade costuma ser esponjosa e limpa as regiões com delicadeza. Outra opção é o chamado “passa fio”, que facilita a inserção e a passagem do fio.

Jatos de água de pressão – São excelentes opções para a limpeza na parte inferior da prótese. Ainda tem um custo mais caro para o Brasil – a partir de R$ 300 –, mas são usados com o mesmo propósito da escova unitufo e não substituem o fio dental.

Outros cuidados

Por ser um procedimento complexo, o ideal é seguir a recomendação do dentista em relação aos retornos ao consultório. Essa avaliação será feita caso a caso, mas vai exigir, ao menos, duas visitas anuais ao dentista. Muito pouco para a melhoria da qualidade de vida obtida, certo?

Além disso, alguns hábitos devem ser evitados, em especial o tabagismo, pois ele costuma levar muitos micro-organismos e bactérias para a boca, atrapalhando a higiene de protocolo sobre implante.

Saiba mais sobre a importância do enxerto ósseo no implante dentário

Carga imediata

O implante de carga imediata implanta os dentes em até 72 horas. Mesmo com as variadas extrações, a instalação dos implantes de carga imediata possibilita uma maior agilidade. Porém, os implantes de carga imediata não podem ser realizados por todos os pacientes: é imprescindível ter um perfil ósseo adequado para receber o implante, estar com a saúde em dia, além de não apresentar problemas como bruxismo, má cicatrização, osteoporose e outros.

Implante dentário ou protocolo sobre implante em Curitiba

Ambos os tratamentos são realizados na Clínica Sergio Correia, localizada no Batel, em Curitiba. “Enquanto o implante consiste na colocação do pino no tecido para a substituição de um dente, o protocolo sobre implante possibilita a colocação de uma prótese fixa, para vários dentes, até 72 horas após a cirurgia”, explica Correia.

Para todos os procedimentos, é realizada uma consulta, com anamnese completa e exames de imagem, necessários na grande maioria dos casos. “Utilizamos a tecnologia a nosso favor, beneficiando nosso paciente com um diagnóstico mais preciso e um resultado perfeito”, comenta Correia.

Precisa realizar um protocolo sobre implante em Curitiba? Entre em contato!