(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
passa-fio

Você já ouviu falar em passa fio?

O passa fio auxilia na limpeza dos dentes, melhorando a eficiência da higiene bucal; ele é ideal para pacientes com próteses, implantes dentários e aparelhos ortodônticos

Uns falam que é benéfico, outros falam que nem tanto, mas fato é que o fio dental auxilia (e muito) na higienização dos dentes. Por isso, o indicado é usá-lo pelo menos uma vez por dia. Mas sabe aquele restinho de comida que fica entre os dentes e que você não consegue retirar de jeito nenhum, nem com o fio dental? O passa fio é a ferramenta ideal para estes casos.

Ele é exatamente o que o nome diz: um objeto para passar o fio nos dentes. Ele facilita a chegada do fio dental nos dentes traseiros e nas proximidades da gengiva, principalmente em pessoas que utilizam aparelhos ortodônticos, próteses e implantes dentários. “É um ótimo apoio para passar o fio dental com a máxima eficiência, pois ele ajuda a chegar nos locais com acesso mais complicado”, explica o dentista Sergio Correia.

Como é o passa fio?

Muito semelhante a uma agulha, é uma “ferramenta” muito fácil de ser usada e adotada nos hábitos diários. Assim como na agulha de costura, é preciso passar o fio dental no buraco passador, como uma linha. O passa fio deve ser usado próximo à gengiva, sobretudo no caso de aparelhos ortodônticos, ele é capaz de acessar os espaços existentes entre os dentes e o aparelho, levando o fio até a parte superior do aparelho, tornando a higienização mais efetiva, mesmo nesses casos mais complexos.

Uma das recomendações do dentista Sergio Correia é ter muito cuidado com as regiões próximas à gengiva, local onde podem ocorrer problemas mais graves, que podem ocasionar até mesmo a perda dos dentes. “Esse procedimento é importante e deve ser inserido no dia a dia, pois, além de fazer a limpeza completa, ele previne os problemas gengivais e as doenças periodontais”, diz Correia, dentista em Curitiba com atendimento no Batel.

Manter a higiene bucal em dia é de suma importância não só para a saúde bucal, mas para a saúde como um todo. Mas é preciso delicadeza na hora de fazer a higienização, pois passar o fio dental com muita força pode deixar a gengiva sangrando e machucada.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).