Riscos do fumo para a saúde bucal

Dia 29 de agosto é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Fumo; fumo e saúde bucal têm uma relação perigosa e merecem ficar no alerta dos pacientes

Para sensibilizar e mobilizar a população quanto aos riscos do tabaco para a saúde, foi instituído o dia 29 de agosto como Dia Nacional de Combate ao Fumo. Todos os anos, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) realiza campanhas para reforçar o mal que o fumo faz para a saúde, ambiente e sociedade em geral.

O fumo é responsável por agravar diversos tipos de cânceres, como o da boca, pulmão, laringe, entre outros. Somente em 2020, o câncer de boca atingiu mais de 15 mil pessoas – homens, em sua maioria. Já o câncer de pulmão, tipo mais comum dentre os tumores malignos, causou mais de 30 mil novos casos no mesmo período, de acordo com o Inca.

Fumo e saúde bucal

Além do câncer, os fumantes têm mais chances de desenvolverem doenças periodontais, causando manchas nas gengivas e nos dentes. O fumo também interfere no sistema imunológico, responsável por combater as bactérias causadoras das doenças periodontais. “São diversos os motivos que fazem do tabaco um vilão para a saúde bucal”, ressalta o dentista Sergio Correia.

As infecções gengivais podem ser um problema para os fumantes, que apresentam mais dificuldades nos tratamentos e cicatrizações, aumentando a probabilidade da perda de dentes. “Pessoas que fumam têm o agravante das doenças periodontais, imunidade comprometida e mais probabilidade para a perda dental. Por isso, necessitam de uma frequência maior de visitas ao dentista”, diz Correia.

Mau hálito e escurecimento dos dentes

Um dos fatores mais perceptíveis no fumante é o odor do cigarro. E o mau hálito é também algo muito presente, devido aos componentes químicos que causam a diminuição da saliva, resultando na halitose, expelida durante a fala ou respiração. É desagradável, não?

Os diversos componentes químicos, principalmente a nicotina, também são responsáveis pelo escurecimento dos dentes, pois aumentam a produção de melanina, potencializando as manchas.

Período pandêmico

Pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que 34% dos fumantes brasileiros aumentaram o número de cigarros fumados durante a pandemia. O tabaco causa inflamações, prejudica os mecanismos de defesa do organismo e é um fator de risco para a infecção do coronavírus, podendo levar até mesmo a formas mais graves da doença.

“O paciente já é mais debilitado pela troca de oxigênio pela nicotina, que prejudica as células do corpo. Fumantes precisam redobrar os cuidados com a higiene bucal”, salienta o dentista.

Com tantos problemas que o fumo pode causar para a saúde, a melhor opção é reduzir ou parar definitivamente o uso e preservar a saúde, não só da boca, mas do corpo como um todo. Lembre-se de que o fumante precisa ter um cuidado ainda maior com a saúde bucal e o dentista é a melhor pessoa para prevenir e tratar as doenças na cavidade oral, além de orientar quanto aos cuidados necessários.

Precisa agendar uma consulta com um dentista e tratar da saúde dos seus dentes? Entre em contato.