Qual o melhor material para restaurar os dentes?

Durabilidade e preço estão entre os principais fatores que diferem do melhor material para restaurar os dentes 

Quando pensamos em restaurar um dente, é comum que a preocupação principal seja com a aparência. No entanto, a restauração dentária vai muito além da estética. Ela é fundamental para devolver a função mastigatória, manter a harmonia do rosto e prevenir problemas mais sérios, como dificuldades digestivas e sobrecarga em outros dentes.

Com isso, outras condições entram em jogo, como o preço, a durabilidade e a qualidade do material para restaurar os dentes.

Se você está considerando fazer uma restauração, ou trocar uma antiga, continue lendo para entender os tipos de restaurações dentárias, os materiais disponíveis e qual pode ser o melhor para o seu caso.

Por que restaurar um dente danificado?

Cáries, fraturas, desgaste por bruxismo ou mesmo falhas em restaurações antigas podem comprometer a saúde e o funcionamento da sua boca. Além disso, dentes danificados alteram a mastigação, o que interfere diretamente na digestão, na fala e até na autoestima.

Tipos de restauração dentária

Existem dois tipos principais de restaurações, e a escolha depende da extensão do dano ao dente:

Restaurações diretas

As restaurações diretas ocorrem em situações mais simples, que afetam apenas a superfície do dente. Nesses casos, é possível colocar o material diretamente no dente, geralmente em uma única consulta. Indicadas para pequenas cáries ou trincas.

Restaurações indiretas

Envolvem moldagem e confecção em laboratório (ou por tecnologia digital CAD/CAM). Indicadas para perdas estruturais maiores, como em coroas ou facetas. Com a moldagem da boca do paciente, é possível reparar o dente inteiro, com aparência e formato natural.

Qual material para restaurar o dente usar?

Existem alguns tipos de materiais para restauração dos dentes e a melhor opção pode ser escolhida de acordo com alguns critérios:

Porcelana

É um dos materiais mais procurados nos consultórios devido às inúmeras vantagens na restauração dos dentes. A durabilidade – fundamental principalmente para os dentes pré-molares e molares, que recebem maior carga mastigatória – é alta e ainda maior que da resina, que já é grande.

O material é produzido em laboratório em conjunto com um protético, o que garante resistência às manchas e ao amarelamento, além de combinar com a coloração do dente, proporcionando mais naturalidade. Apesar do custo mais alto, é o material que apresenta resultados mais satisfatórios entre os pacientes e os profissionais.  

Resina composta

Também bastante aplicada, a restauração de resina é mais indicada para pequenas restaurações, com boa fixação e resistência à mastigação. Pode ser moldada, pois é maleável, e ficar com a coloração muito próxima dos dentes naturais. É mais em conta, mas com qualidade inferior à porcelana. 

Ouro

Bem aceita pelos tecidos gengivais, é, sem dúvida, a opção mais cara de restauração, mas que agrada a muitos. Também é feita sob encomenda, com alta durabilidade, porém exige várias idas ao consultório odontológico até a finalização do procedimento.

Amálgama

Muito utilizada antigamente para a restauração de dentes com cárie, a amálgama já não é mais a melhor opção. Por ser feita de mercúrio com malha de prata, a liga endurece mais rápido, podendo ser prejudicial à saúde. Além disso, deixa a estética comprometida. Atualmente, é possível e recomendado trocar as restaurações de amálgama.

Zircônia

Material altamente resistente, ideal para coroas e dentes posteriores. A estética é um pouco inferior em relação à porcelana pura.

Tecnologias e cuidados

Com os avanços da odontologia digital, muitas restaurações agora são feitas com a ajuda de scanners intraorais e fresadoras 3D, permitindo resultados rápidos e precisos.

Alguns cuidados após fazer ou trocar uma restauração:

Precisa trocar uma restauração antiga? Se ela apresenta trincas, manchas, infiltração ou incômodo, é hora de consultar um dentista. Em muitos casos, substituí-la por um material mais moderno garante mais durabilidade, estética e segurança.

Na Clínica Sergio Correia, em Curitiba, você encontra tecnologia de ponta, material para restaurar os dentes e um atendimento especializado e individualizado. Agende sua avaliação e devolva saúde, função e beleza ao seu sorriso.