(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
prevencao-em-saude-bucal

Prevenção em saúde bucal e planejamento são o caminho para ter o sorriso desejado

Tomar precauções e manter hábitos saudáveis são essenciais, mas é possível se planejar para obter os resultados estéticos procurados

Quando um novo ano se inicia, as pessoas buscam uma evolução em todos os sentidos, nos aspectos profissionais e pessoais – o que inclui as preocupações estéticas e com a saúde. Muitas vezes, as pessoas se sentem mal com o sorriso, o que interfere na autoestima. Nesse caso, dois aspectos são fundamentais: a prevenção em saúde bucal por parte do próprio paciente e o planejamento, que inclui o cuidado e o uso das técnicas adequadas e das tecnologias mais avançadas pelo profissional.

Buscar um dentista no início do ano e apresentar suas queixas pode ser o caminho ideal, já que sobra tempo suficiente para programar o tratamento, considerando todos os exames, o planejamento financeiro e do tratamento propriamente dito. A mesma lógica vale para se prevenir com a saúde bucal, levando em conta as consultas de rotina, assim como a higiene diária e frequente.

Planejamento

Embora muitos tratamentos pareçam simples e rápidos, eles exigem uma organização prévia por parte dos profissionais. Nesse caso, a realização de exames de imagem é importante para se detectar o quadro como um todo. “Usamos fotografia digital, exames intraorais, entre outras soluções. Assim, podemos avaliar a saúde do paciente e se é possível partir de imediato para os aspectos estéticos. Em muitos casos, há a necessidade de realizar outros procedimentos prévios”, diz.

Nesse planejamento, contudo, é preciso avaliar as questões de saúde antes de se submeter a qualquer tratamento. Por mais que o paciente deseje algum tipo de procedimento da odontologia estética, é dever do dentista avaliar a situação e identificar outros aspectos, como a saúde gengival e a existência de doenças periodontais. Caso contrário, o profissional pode até resolver um aspecto estético, mas não será uma solução duradoura – contrariando os aspectos da prevenção em saúde bucal.

“A Odontologia Estética está em primeiro lugar para muitos pacientes, mas não para o profissional. Na verdade, devemos nos preocupar com a saúde e a função dos dentes. Afinal de contas, nossa preocupação é com as pessoas de forma global e não apenas com os dentes”, afirma o dentista em Curitiba Sergio Correia, profissional com experiência de mais de duas décadas na capital paranaense.

E depois?

Seja um tratamento mais simples, como o clareamento dental, ou o mais complexo, caso do implante dentário em Curitiba, o paciente precisa assumir a sua responsabilidade em relação ao pós-tratamento. Cada procedimento exige uma série de cuidados e as consultas de rotina para avaliação do resultado. A prevenção em saúde bucal é um trabalho realizado em parceria entre o profissional e o paciente.

Por isso, planeje-se para o ano e agende a sua consulta, garantindo que, em 2019, seu sorriso atinja o patamar que você sempre desejou, tomando os cuidados necessários para manter a durabilidade do investimento.

Gostaria de ler sobre algum tema específico no blog? Tem dúvida sobre algum tratamento? Entre em contato conosco!

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).