Envelhecimento dos dentes: conheça as principais causas e saiba como preveni-las

Fato não acontece somente em pessoas de mais idade: envelhecimento precoce dos dentes acomete muitos jovens

Todo mundo sabe que manter uma vida saudável, consumindo pouco açúcar, alimentos condimentados ou muito ácidos contribui para uma vida mais longa dos dentes. Mas também sabe que o envelhecimento dos dentes é natural e inevitável.

Eles se desgastam de forma fisiológica ou patológica com o tempo, perdendo a coloração branca e enfraquecendo com o passar dos anos. O que pouca gente sabe é que cada vez mais os jovens são acometidos deste envelhecimento dental.

Durante muitos anos, as cáries e as doenças periodontais foram as maiores preocupações das pessoas em relação aos dentes. Com o passar do tempo, surgiram outras condições preocupantes, como a atrição, a abrasão e a hipersensibilidade dental, fatores preponderantes em pessoas com idades entre 25 e 35 anos.

Estresse e ansiedade

Todos passaram, nos últimos meses, por períodos atípicos: a pandemia e o isolamento social geraram muita insegurança, estresse e aumento da ansiedade. Esses sintomas também desencadearam o aumento do consumo de bebidas alcoólicas, do ato de fumar e de doenças gástricas e psicológicas.

“O estresse e a ansiedade excessivas podem desencadear inúmeros problemas, como baixa da imunidade e aumento das chances de inflamações, que resultam em doenças periodontais e até mesmo na perda dos dentes”, explica Sergio Correia, dentista em Curitiba com consultório no bairro Batel.

LCNC

Outra doença comum e precoce em jovens é a lesão cervical não cariosa, que causa diferentes tipos de desgaste dos dentes e uma hipersensibilidade intensa.

Entre os tipos de desgastes mais frequentes na LCNC, estão os de abrasão, caracterizados pela perda dos minerais e da estrutura causada por escovação com força, uso de escovas e creme dental errados; abfração, quando o desgaste se dá por força tensional e excesso de carga; ou a erosão dentária, ligada aos hábitos alimentares e estilos de vida.

Restaurações, dessensibilizantes e mudanças nos hábitos de vida estão entre as principais formas de tratamento.

Hábitos e saúde bucal

Não é correto afirmar que todos vão perder os dentes com o passar dos anos e o envelhecimento. Via de regra, a perda de dente acontece majoritariamente por erros durante os cuidados diários, somados a outras características, como os hábitos do dia a dia.

“Dente permanente deve ser para a vida toda, mas sabemos que nem sempre é possível manter o mesmo cuidado e atenção ao longo da vida. Além dos hábitos, o uso de medicamentos e de outras substâncias também contribuem para o envelhecimento dos dentes”, afirma o dentista.

Higienização sempre em dia e evitar ações inocentes, como abrir pacotes e garrafas ou morder coisas aleatórias com os dentes contribui para evitar as trincas e as fraturas.

Cuidados com as lesões e cáries já existentes também diminuem as chances de aparecimento de outras doenças. Por isso, mantenha a sua visita ao dentista em dia, realize o check-up preventivo periodicamente e evite o envelhecimento dos dentes.