Periodontite: tudo o que você precisa saber

periodontite

A periodontite é uma das principais causas de perda de dentes em adultos e ainda pode afetar a saúde como um todo se não for tratado a tempo

Você já ouviu falar em periodontite

Essa é uma doença bucal muito comum, mas por vezes ignorada e que pode trazer sérios problemas se não for tratada a tempo. A periodontite é uma das principais causas de perda de dentes em adultos e ainda pode afetar a saúde geral, incluindo o coração.

Neste texto, vamos explicar o que é a periodontite, suas causas, como identificar os sintomas e, o mais importante, como prevenir e tratar esse problema.

O que é periodontite?

A periodontite é uma inflamação grave que afeta os tecidos que sustentam os dentes — como a gengiva e o osso ao redor. Ela geralmente começa com a gengivite, uma inflamação mais leve na gengiva, que se não for tratada pode evoluir para casos mais graves.

Como isso acontece? Quando a bactéria mal removida da gengivite penetra pelo tecido, atingindo as raízes que sustentam os ossos dos dentes. Nesse caso, as fibras e os ossos são destruídos, abalando a estrutura dos dentes, que ficam moles e caem.

Principais sintomas

Fique atento aos sinais mais comuns:

  • Gengivas inchadas, vermelhas ou sensíveis
  • Sangramento ao escovar os dentes ou passar fio dental
  • Mau hálito constante (halitose)
  • Retração gengival
  • Mobilidade dentária
  • Presença de pus ou bolsas entre os dentes e a gengiva

Veja, com mais detalhes, se você tem ou já teve uma doença periodontal. Caso esteja com algum desses sintomas, procure um dentista. Quanto antes for tratada, mais chances de recuperação.

O que causa a periodontite?

A principal causa é o acúmulo de placa bacteriana que se forma nos dentes. Com o tempo, se ela não for removida corretamente, endurece e vira tártaro.

Além disso, alguns fatores aumentam o risco da doença, como:

Como prevenir a periodontite

A boa notícia é que prevenir a periodontite é totalmente possível! Basta seguir alguns cuidados diários:

  1. Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usando escova macia. Use fio dental todos os dias, para remover resíduos entre os dentes.
  2. Evite o cigarro — o tabaco agrava a inflamação e dificulta a cicatrização, além de contribuir para o mau hálito.
  3. Tenha uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes.
  4. Visite o dentista regularmente, mesmo que esteja aparentemente tudo bem.

“Manter bons hábitos de saúde, com boa alimentação e cuidados com os dentes, é fundamental para se evitar os problemas periodontais, sem esquecer da visita periódica ao dentista”, alerta Sergio Correia.

Como é feito o tratamento?

O tratamento de periodontites varia de acordo com o grau da doença. Nos casos mais leves, o dentista pode realizar uma limpeza profunda para remover o tártaro e as bactérias.

Já nos casos mais avançados, pode ser necessário o uso de antibióticos para controlar a infecção; as cirurgias periodontais, para reduzir bolsas e regenerar os tecidos; ou mesmo os enxertos ósseos ou gengivais, em situações com grande perda de estrutura.

A periodontite é uma doença séria, mas, com os cuidados certos, é possível evitar ou controlar completamente o problema. Manter a saúde bucal em dia não só protege seus dentes, como também ajuda a prevenir outras doenças no corpo.

Não espere os sintomas aparecerem. Agende seu check-up periódico e cuide do seu sorriso conosco! 

(Imagem: Pexels)