Saúde bucal das crianças merece atenção

dentista-em-Curitiba-2

Embora tenham dentes de leite, as crianças precisam de orientação e atenção quanto à escovação e à importância da higienização; Saiba mais sobre a saúde bucal das crianças

Mais do que solucionar os problemas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, um dentista tem uma importante função social: a de informar as pessoas para que desenvolvam bons hábitos e tenham uma boa saúde bucal e, por consequência, repassem esse conhecimento aos seus filhos. Afinal de contas, a saúde bucal das crianças precisa ser discutida.

“A saúde bucal é uma questão de qualidade de vida. Por isso, sempre orientamos os pacientes a respeito dos cuidados necessários com a higiene bucal desde cedo”, explica o especialista em Dentística Restauradora e em Periodontia Sérgio Correia, dentista em Curitiba.

“Recebemos muitos pacientes com problemas que poderiam ser evitados. Por isso, é fundamental ressaltarmos a importância de os pais ensinarem aos filhos sobre a higienização”, ressalta o profissional. Já falamos em nosso blog sobre como escovar os dentes corretamente, e vamos dar mais dicas para as crianças também adotarem essa prática no dia a dia.

Os cuidados devem iniciar logo no aparecimento do primeiro dentinho, limpando com gaze ou uma escova bem macia de forma delicada. De acordo com o desenvolvimento da dentição, deve-se habituar a criança a escovar, pelo menos, três vezes ao dia – após o café da manhã, o almoço e o jantar.

Conhece a moldagem por scanner? Essa é mais uma das tecnologias disponibilizadas na Clínica!

Dente de leite (decíduos)

Apesar de temporários, o cuidado com os dentes de leite auxilia as crianças no desenvolvimento bucal. Além de serem guias para o bom posicionamento dos dentes permanentes, eles têm importância na fala, respiração, mastigação e deglutição. “Quanto mais cedo o cuidado com a saúde oral começar, melhor será”, avalia o profissional.

Saúde bucal das crianças: como cuidar

Material adequado

Optar pela escova e pelo creme dental adequados são fundamentais. A partir dos dois anos, a criança já pode usar creme com flúor, prevenindo o surgimento de cáries. É importante evitar que a criança coloque grandes quantidades de creme dental na escova (uma ponta com creme é suficiente).

A escova de dentes indicada para os pequenos é a de cerdas macias e adequada ao tamanho de sua boca, que deve ficar em um ângulo de 45 graus em relação aos dentes. Via de regra, os dentes superiores devem receber atenção antes dos inferiores.

Você sabia que é possível fazer tratamentos totalmente sedado? Zero dor e zero preocupação. 

Fio dental

Uma boa higienização envolve, necessariamente, o fio dental. Assim como nos adultos, o seu bom uso em crianças também implica em diminuição de problemas de periodontia e da saúde bucal em geral. O ideal é que os pais comecem a usá-lo a partir dos quatro anos, com supervisão diária. Em geral, quando a criança completa sete ou oito anos, ela está apta para realizar a atividade sozinha.

Enxaguante bucal?

Enxaguantes bucais com álcool em sua composição devem ser evitados pelas crianças. Uma boa dica é fazer pequenos bochechos com água antes da escovação, o que incrementa o potencial da limpeza e retira os excessos de sujeira previamente.

A obrigação de ter que escovar os dentes pode ser algo nada agradável para as crianças, por isso, é dever dos pais tentarem criar uma rotina prazerosa, seja participando do momento ou tornando a tarefa mais atrativa, como com músicas e histórias. Além disso, sempre converse sobre a importância de escovar os dentes direito e dos problemas que o consumo de muito açúcar e um dente sujo podem causar.

Procurando um dentista em Curitiba? O consultório Sergio Correia atende crianças e adultos, em uma moderna sala no Batel, em frente ao Shopping Curitiba.