(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com

Planeje seu sorriso para o novo ano

Tecnologia do Digital Smile Design permite corrigir o sorriso com resultados naturais ao formato do rosto de cada paciente

O avanço da tecnologia na odontologia permite planejar o sorriso de fora para dentro: estabelece-se o objetivo inicial e, na sequência, definem-se as técnicas adotadas para tal. Muitas vezes, as necessidades de mudanças também estão relacionadas à saúde, o que permite aos pacientes resolver dois problemas de uma só vez. Porém, é possível também visitar o dentista para tratar só dos aspectos estéticos.

Dentes separados, pequenos, manchados e gengiva retraída – entre outros incômodos – podem ser corrigidos por meio de enxertos gengivais ou das facetas de porcelana, um dos procedimentos mais avançados da Odontologia e minimamente invasivo, por exemplo. “A odontologia estética trata da autoestima de cada um. Muitas pessoas se incomodam com detalhes dos sorrisos que podem ser corrigidos”, explica Sergio Correia, dentista em Curitiba há mais de duas décadas.

Uma das técnicas aplicadas em consultório – e usadas por muitos atores globais e de Hollywood – permite conhecer o resultado do sorriso antes mesmo do tratamento: trata-se do Digital Smile Design (Planejamento digital do sorriso). “Um dos benefícios para o paciente é a possibilidade de explicar seus incômodos e o que gostaria de mudar em seu sorriso. O paciente participa de forma ativa do processo”, ressalta Correia.

No entanto, o profissional faz uma ressalva em relação às mudanças e ao tipo de resultado desejado. “Muitas pessoas contam que gostariam de ter o sorriso de determinado ator ou atriz. Nós tomamos o cuidado de explicar que cada pessoa tem um sorriso ideal, que respeita as características de seu rosto”, esclarece o dentista.

A arquitetura dos famosos

Regina Duarte, Gabriela Duarte, Flávia Alessandra, Mariana Weickert, Malvino Salvador e Reinaldo Gianecchini estão entre os famosos que passaram por tratamentos para adequar o sorriso ao estilo de rosto. De certa forma, o trabalho realizado pelo profissional de Odontologia se assemelha ao de um arquiteto: planeja-se todo o edifício antes da construção, assim como o sorriso antes do tratamento. Mais importante: por mais que se deseje um sorriso igual ao de determinada pessoa, é fundamental respeitar as próprias linhas faciais.

“Procuramos trabalhar levando em conta o visagismo, ou seja as características do formato do rosto, estilo dos dentes, entre outros aspectos, para deixar o resultado final o mais natural possível”, afirma Correia, especialista na área de Odontologia Estética em Curitiba. Com o avanço, até mesmo tratamentos anteriores inadequados do ponto de vista estético, que geram insatisfação, podem ser readequados.

Para se chegar ao resultado ideal, o tratamento é previsto de fora para dentro, levando em conta o rosto, boca, lábios, parte interna da boca e os dentes propriamente ditos, nesta sequência. “Dizemos que o trabalho é feito em cinco momentos: (1) análise, baseada em exames e anamnese; (2) modelo em gesso; (3) definição da parte curativa e funcional; (4) mockup do novo sorriso; e (5) o resultado final”, explica.

Planejamento do sorriso com o Digital Smile Design

Linhas verticais: Divide o rosto em duas metades, avaliando a relação entre o nariz e os caninos.

Linhas horizontais: analisa-se a altura do cabelo, das sobrancelhas, do queixo, entre outros aspectos.

Corredor bucal: Avalia a distância entre os lábios e os dentes posteriores.

Dentes: Considera a tonalidade natural dos dentes e as varia da gengiva às pontas.

Que tal em 2020 ter o sorriso dos seus sonhos? Aproveite o Digital Smile Design na Clínica Sergio Correia.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).