(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com

Odontologia Estética Funcional: saúde como prioridade

Facetas de Porcelana, restaurações e clareamentos são muito buscados pelos pacientes, mas os tratamentos só podem ser realizados se a saúde estiver em dia; saiba mais sobre a Odontologia Estética Funcional

A tecnologia vinculada à odontologia evoluiu, o conhecimento dos pacientes sobre os tratamentos realizados em consultório também, especialmente com a divulgação de procedimentos realizados por celebridades, mas há um limiar que o dentista deve respeitar em relação aos procedimentos considerados estéticos.

Por vezes, o paciente não está satisfeito com a aparência do seu sorriso e gostaria de um tratamento que integra a odontologia estética: facetas de porcelana, clareamento dental, clareamento gengival ou restaurações. No entanto, esses procedimentos devem ter um princípio de saúde prioritário: em outras palavras, uma odontologia estética funcional, que preserva a saúde.

O sorriso ideal é obviamente belo, mas precisa ser também saudável. Em muitos casos, antes de submeter ao procedimento estético, o paciente precisa tratar outros aspectos, como cáries e, sobretudo, as inflamações. E, para um profissional responsável, os tratamentos de saúde serão sempre realizados como prioridade para, na sequência, ingressar com os cuidados estéticos.

Interesse do paciente

No Brasil, em especial, os tratamentos odontológicos estéticos têm ganhado muito corpo, ultrapassando até mesmo a procura pelas cirurgias plásticas. Por esse motivo, os profissionais brasileiros costumam estar bem preparados para oferecer os procedimentos que englobam essa especialidade da odontologia.

De início, ao chegar ao consultório, o interesse do paciente pode ser pelos tratamentos estéticos. “Muitas vezes, as pessoas recebem a informação pela televisão, por redes sociais e buscam um tratamento especial. A obrigação do profissional é explicar todos os detalhes destes procedimentos, ressaltando a importância de tratamentos prévios de saúde como prioridade, caso haja necessidade”, explica Sergio Correia, dentista em Curitiba, com consultório em atendimento no bairro Batel.

Correia ressalta que, mesmo que o procedimento estético seja realizado com sucesso, se a boca do paciente não estiver saudável, como com uma periodontite, ele corre o risco de, por exemplo, perder os dentes no longo prazo. Ou seja, pode desperdiçar o investimento feito no tratamento estético e, ao mesmo tempo, colocar a saúde em risco.

A Odontologia Estética Funcional compreende esses dois segmentos: estética e funcionalidade. Para proporcionar um sorriso bonito sem a perda de suas funções. 

Ficou interessado em entender mais sobre a odontologia estética funcional, marcar uma consulta na Clínica Sergio Correia para fazer uma avaliação do seu sorriso ou fazer um check-up odontológico com um dentista em Curitiba? Entre em contato e agende já o seu horário.

Informações do Autor

Dr. Sérgio Correia