(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
dentista-em-curitiba

Dentista em Curitiba: nomes dos dentes e funções

Quais os nomes dos dentes? Quantos temos? Sergio Correia, dentista em Curitiba há quase 20 anos, vai ajudar a responder essas questões

Você sabe quantos dentes temos na fase adulta? Quais as funções de cada um? Sabia que eles têm nomes? Essas questões costumam ser de conhecimento apenas dos estudantes e profissionais da Odontologia, mas um pouco de informações gerais não faz mal, certo? Por isso hoje vamos falar sobre eles: nossos dentes!

Os humanos têm na primeira dentição 20 dentes decíduos, conhecidos também como dentes de leite, sendo 10 na arcada superior e outros 10 na inferior. Eles caem por volta dos 5, 6 anos, e são substituídos pelos dentes permanentes. “Os cuidados com a higiene bucal devem começar já no período dos dentes de leite, momento em que a formação dental está acontecendo. É importante observar as distâncias entre os dentes, para que todos tenham seu lugar na arcada dentária e posteriormente não falte espaço”, afirma Sergio Correia, dentista em Curitiba com consultório no bairro Batel.

Já na fase adulta são, no total, 32 dentes permanentes, divididos em 4 grupos: incisivos, caninos, pré-molares e molares.

Incisivos – São os quatros dentes frontais superiores e inferiores, responsáveis pelo primeiro contato com os alimentos. São os primeiros a nascer e têm importante função estética, na fala e na mastigação.

Caninos – Dois superiores e dois inferiores, localizados ao lado dos incisivos. São os maiores e mais fortes, pontiagudos e com função de dilaceramento.

Pré-molares – Quatro pares localizados logo após os caninos. Trabalham na função de triturar os alimentos, esmagá-los ou moê-los.

Molares – São os dentes do fundo, sendo três de cada lado e superfície. Conta com a função semelhante a dos pré-molares, finalizando a mastigação antes da deglutição – o terceiro molar, também conhecido como dente do siso, pode ser extraído quando não houver espaço na arcada dentária.

“É importante conhecermos as funções de cada dente, dando seu valor e importância a cada um no processo da alimentação e na estética do sorriso”, diz Correia. Os cuidados higiênicos devem ser iguais em todos os dentes, dando uma atenção especial aos do fundo que contam com o acesso restrito da escova e fio dental.

Procurando um dentista em Curitiba para realizar seus check-ups periódicos? Conheça os serviços da Clínica Sergio Correia.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).