Falta de saliva pode estar relacionada a doenças

Sensação de boca seca nem sempre é só por falta de líquidos; Consulta com um dentista ajuda a identificar a causa e, se houver necessidade, encaminhar para outro profissional

A saliva é bastante importante para a saúde bucal, pois, além de proteger o esmalte dentário, auxilia na mastigação e na remoção de resíduos de alimentos. Mas e quando aquela sensação de boca seca aparece e persiste com frequência? Será sinal de falta de líquido no organismo ou pode ser algo mais grave?

A xerostomia, isto é, a falta de saliva na boca que resulta na boca seca, pode ter diversas origens, de um cansaço ou estresse a doenças autoimunes, do uso constante de medicamentos a falta de vitaminas e nutrientes.

Além da secura

O problema maior está nas suas consequências… além da boca seca, a falta de saliva pode aumentar o risco de infecções, o acúmulo de placa bacteriana e cáries, o surgimento de gengivites e outras doenças periodontais, como o mau hálito, a perda do paladar, entre outras possibilidades.

“A imunidade fica mais baixa e a boca mais suscetível a doenças, que vão do desconforto da halitose a periodontites e infecções nas glândulas salivares”, explica o dentista Sergio Correia, profissional que atende em Curitiba há mais de 20 anos.

O que fazer?

A higienização básica, mas completa, é benéfica para aumentar a salivação, bem como a ingestão de muita água e bebidas com pouco açúcar – e também evita que casos relacionados à periodontia avancem. Para quem sofre deste mal, é indicado evitar alimentos muito condimentados, como cafés, álcool, fumo e açúcares. Se possível, também evitar a respiração bucal e, se necessário, utilizar hidratantes bucais.

“Na grande maioria dos casos, é possível tratar a falta de saliva. O mais importante é descobrir a causa para trabalhar diretamente em cima dela. A consulta com um dentista é o primeiro passo para identificar a origem do problema e, se houver necessidade, encaminhar a outro profissional da área da saúde”, diz Correia.

Está com a boca seca ou com problemas para produzir saliva? Procure um dentista, que poderá auxiliar no diagnóstico e indicar a melhor forma de tratamento. Para agendar um horário na Clínica Sergio Correia, ligue (41) 3027 7200.