(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
beber-agua

Falta de saliva pode estar relacionada a doenças

Sensação de boca seca nem sempre é só por falta de líquidos; Consulta com um dentista ajuda a identificar a causa e, se houver necessidade, encaminhar para outro profissional

A saliva é bastante importante para a saúde bucal, pois, além de proteger o esmalte dentário, auxilia na mastigação e na remoção de resíduos de alimentos. Mas e quando aquela sensação de boca seca aparece e persiste com frequência? Será sinal de falta de líquido no organismo ou pode ser algo mais grave?

A xerostomia, isto é, a falta de saliva na boca que resulta na boca seca, pode ter diversas origens, de um cansaço ou estresse a doenças autoimunes, do uso constante de medicamentos a falta de vitaminas e nutrientes.

Além da secura

O problema maior está nas suas consequências… além da boca seca, a falta de saliva pode aumentar o risco de infecções, o acúmulo de placa bacteriana e cáries, o surgimento de gengivites e outras doenças periodontais, como o mau hálito, a perda do paladar, entre outras possibilidades.    

“A imunidade fica mais baixa e a boca mais suscetível a doenças, que vão do desconforto da halitose a periodontites e infecções nas glândulas salivares”, explica o dentista Sergio Correia, profissional que atende em Curitiba há mais de 20 anos.

O que fazer?

A higienização básica, mas completa, é benéfica para aumentar a salivação, bem como a ingestão de muita água e bebidas com pouco açúcar – e também evita que casos relacionados à periodontia avancem. Para quem sofre deste mal, é indicado evitar alimentos muito condimentados, como cafés, álcool, fumo e açúcares. Se possível, também evitar a respiração bucal e, se necessário, utilizar hidratantes bucais.

“Na grande maioria dos casos, é possível tratar a falta de saliva. O mais importante é descobrir a causa para trabalhar diretamente em cima dela. A consulta com um dentista é o primeiro passo para identificar a origem do problema e, se houver necessidade, encaminhar a outro profissional da área da saúde”, diz Correia.

Está com a boca seca ou com problemas para produzir saliva? Procure um dentista, que poderá auxiliar no diagnóstico e indicar a melhor forma de tratamento. Para agendar um horário na Clínica Sergio Correia, ligue (41) 3027 7200.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).