Prevenção em saúde bucal e planejamento são o caminho para ter o sorriso desejado

prevencao-em-saude-bucal

Tomar precauções e manter hábitos saudáveis são essenciais, mas é possível se planejar para obter os resultados estéticos procurados

Quando um novo ano se inicia, as pessoas buscam uma evolução em todos os sentidos, nos aspectos profissionais e pessoais – o que inclui as preocupações estéticas e com a saúde. Muitas vezes, as pessoas se sentem mal com o sorriso, o que interfere na autoestima. Nesse caso, dois aspectos são fundamentais: a prevenção em saúde bucal por parte do próprio paciente e o planejamento, que inclui o cuidado e o uso das técnicas adequadas e das tecnologias mais avançadas pelo profissional.

Buscar um dentista no início do ano e apresentar suas queixas pode ser o caminho ideal, já que sobra tempo suficiente para programar o tratamento, considerando todos os exames, o planejamento financeiro e do tratamento propriamente dito. A mesma lógica vale para se prevenir com a saúde bucal, levando em conta as consultas de rotina, assim como a higiene diária e frequente.

Planejamento

Embora muitos tratamentos pareçam simples e rápidos, eles exigem uma organização prévia por parte dos profissionais. Nesse caso, a realização de exames de imagem é importante para se detectar o quadro como um todo. “Usamos fotografia digital, exames intraorais, entre outras soluções. Assim, podemos avaliar a saúde do paciente e se é possível partir de imediato para os aspectos estéticos. Em muitos casos, há a necessidade de realizar outros procedimentos prévios”, diz.

Nesse planejamento, contudo, é preciso avaliar as questões de saúde antes de se submeter a qualquer tratamento. Por mais que o paciente deseje algum tipo de procedimento da odontologia estética, é dever do dentista avaliar a situação e identificar outros aspectos, como a saúde gengival e a existência de doenças periodontais. Caso contrário, o profissional pode até resolver um aspecto estético, mas não será uma solução duradoura – contrariando os aspectos da prevenção em saúde bucal.

“A Odontologia Estética está em primeiro lugar para muitos pacientes, mas não para o profissional. Na verdade, devemos nos preocupar com a saúde e a função dos dentes. Afinal de contas, nossa preocupação é com as pessoas de forma global e não apenas com os dentes”, afirma o dentista em Curitiba Sergio Correia, profissional com experiência de mais de duas décadas na capital paranaense.

E depois?

Seja um tratamento mais simples, como o clareamento dental, ou o mais complexo, caso do implante dentário em Curitiba, o paciente precisa assumir a sua responsabilidade em relação ao pós-tratamento. Cada procedimento exige uma série de cuidados e as consultas de rotina para avaliação do resultado. A prevenção em saúde bucal é um trabalho realizado em parceria entre o profissional e o paciente.

Por isso, planeje-se para o ano e agende a sua consulta, garantindo que, em 2019, seu sorriso atinja o patamar que você sempre desejou, tomando os cuidados necessários para manter a durabilidade do investimento.

Gostaria de ler sobre algum tema específico no blog? Tem dúvida sobre algum tratamento? Entre em contato conosco!