Moda ou necessidade: como colocar facetas sem prejudicar os dentes?

(Imagem: Reprodução Internet)

Celebridades ostentam sorrisos super brancos, levantando a discussão entre a comunidade odontológica e pacientes: quando as facetas são necessárias e quais os seus limites? Entenda mais sobre o processo de como colocar facetas

Queridinha dos consultórios odontológicos há anos, as facetas (de porcelana ou de resina, ou ainda as lentes de contato) estão enfrentando um período conturbado: do uso exagerado, da indicação gananciosa e, muitas vezes, sem necessidade. A dúvida que fica é: como colocar facetas de forma responsável e ética?

O assunto veio à tona com a estreia da última edição do reality Big Brother Brasil, no qual os participantes (foto) apareceram com sorrisos brancos e artificiais que geraram várias indagações e memes entre os espectadores nas redes sociais. 

As duas principais perguntas são “quando um procedimento como esse é realmente necessário” e “como colocar facetas de forma segura e responsável”?

Claro que existem questões estéticas e de gosto pessoal, mas será que os pacientes que se submetem a um procedimento assim entendem as consequências que a colocação de uma ou mais facetas pode causar no longo prazo?

Veja alguns processos de como colocar facetas e riscos envolvidos:

– É preciso desgastar o dente para colocar as facetas;

– Sua remoção não é recomendada, sendo considerado um procedimento irreversível;

– Porém, não é para sempre. Apesar de irreversível, pode ser necessária a troca após um período longo de uso;

– Dependendo do material utilizado e dos cuidados com a higienização do paciente, pode escurecer, desgastar e até mesmo quebrar.

Vejas alguns mitos e verdades sobre as facetas de porcelana.

Odontologia Estética com bom senso

É possível colocar facetas para fins unicamente estéticos? Claro que pode. Como dissemos, questões estéticas e gosto pessoal são válidos nos consultórios odontológicos. É por isso que os profissionais escutam cada vez mais as opiniões dos pacientes.

Mas como colocar facetas de forma segura? É importante realizar o procedimento com um profissional que tenha noções de visagismo, harmonização facial e saiba orientar em relação às proporções e simetria. Dessa forma, o resultado será o mais natural possível.

“O que deve ser evitado é o paciente ditar a regra para o profissional em relação ao tamanho, à cor e ao procedimento. Tudo isso deve ser conversado e discutido entre paciente e profissional e não ser uma imposição de um dos lados”, salienta Sergio Correia, dentista em Curitiba com quase 30 anos de experiência e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (Sboe).

O profissional também alerta que, quanto mais branca a exigência da coloração do dente, mais grossa a faceta deve ser, podendo interferir na gengiva e causando inflamação posterior.

Funcionalidade em primeiro lugar

Mais do que estética, as facetas também podem auxiliar em questões funcionais, devolvendo habilidades mastigatórias muitas vezes perdidas. Elas são usadas para adequação de formato e de tamanho dos dentes quando interferem na mastigação, para fechar diastema, corrigir desgastes provenientes de bruxismo, entre outros.

Claro, também são usadas para ajuste na coloração dos dentes, trazendo a naturalidade de volta ao sorriso do paciente.

“Para isso, sempre fazemos a simulação antes do procedimento em si, o mockup, que serve para que o paciente faça um teste-drive no novo sorriso. Somente após aprovado é que as facetas são produzidas, nos mesmos moldes”, diz Correia, que trabalha em parceria com excelentes protéticos em facetas de porcelana.

Existe risco?

O risco de se fazer um procedimento como esses sem um profissional capacitado é grande, pois envolve o nível de desgaste do dente, a proporção, a assimetria e a falta de harmonização. 

Para desgastar pouco o dente, é necessário fazer uso de materiais e equipamentos de ponta, aspecto a ser observado quando se procura um consultório odontológico.

Além disso, ao utilizar materiais de baixa qualidade, o paciente corre o risco de sofrer com sensibilidade, infiltração, problemas gengivais, dor e até a quebra do dente. Isso porque uma faceta mal colocada pode acumular resíduos de alimentos, gerar bactérias, mau hálito, gengivites, entre outros problemas ainda piores.

Sendo assim, além do bom profissional, o paciente precisa se comprometer com a higienização impecável, com uso diário de fio dental, e a visita periódica ao dentista para realizar a limpeza completa dos dentes.

Quer realizar um procedimento de facetas de porcelana com segurança, em um consultório moderno, com equipamentos de alta qualidade e com um profissional certificado e que entende do assunto? Agende seu horário na Clínica Sergio Correia.

Acompanhe algumas das avaliações realizadas pelos nossos pacientes no Google!