(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
turismo-odontologico-em-curiitba

Sorriso planejado: receita para a satisfação plena e melhora da autoestima

Tratamentos estéticos permitem adequar o sorriso de fora para dentro; ou seja, planeja-se o resultado final para depois se definir a forma de atuação

O avanço da tecnologia permite planejar o resultado do tratamento odontológico estético mesmo antes de ser iniciado. Dentes separados, pequenos, gengiva retraída – entre outros incômodos – podem ser corrigidos por meio de enxertos gengivais ou das facetas de porcelana, um dos procedimentos mais avançados da Odontologia e minimamente invasivo.

Também conhecidas como “lentes de contato”, a sistemática do tratamento permite ao paciente apresentar seus interesses e, antes de sentar na cadeira do profissional, realizar simulações (chamadas de mockups), nas quais é possível vislumbrar o resultado em moldes idênticos à arcada dentária do paciente. Ou seja, permite encontrar o seu sorriso perfeito.

“Procuramos trabalhar levando em conta o visagismo, ou seja as características do formato do rosto, estilo dos dentes, entre outros aspectos, para deixar o resultado final o mais natural possível”, afirma Sergio Correia, especialista na área de Odontologia Estética em Curitiba. Com o avanço, até mesmo tratamentos anteriores inadequados do ponto de vista estético, que geram insatisfação, podem ser readequados.

A arquitetura dos famosos

Regina Duarte, Gabriela Duarte, Flávia Alessandra, Mariana Weickert, Malvino Salvador e Reinaldo Gianecchini estão entre os famosos que passaram por tratamentos para adequar o sorriso ao estilo de rosto. De certa forma, o trabalho realizado pelo profissional de Odontologia se assemelha ao de um arquiteto: planeja-se todo o edifício antes da construção, assim como o sorriso antes do tratamento. “Mais importante: por mais que se deseje um sorriso igual ao de determinada pessoa, é fundamental respeitar a sua própria característica”, ressalta Correia.

 

sorriso-dos-famosos

 

Para se chegar ao resultado ideal, o resultado é previsto de fora para dentro, levando em conta o rosto, boca, lábios, parte interna da boca e os dentes propriamente ditos, nesta sequência. “Dizemos que o trabalho é feito em cinco momentos: (1) análise, baseada em exames e anamnese; (2) modelo em gesso; (3) definição da parte curativa e funcional; (4) mockup do novo sorriso; e (5) o resultado final”, explica.

O planejamento do seu sorriso

– Linhas verticais: Divide o rosto em duas metades, avaliando a relação entre o nariz e os caninos.

– Linhas horizontais: analisa-se a altura do cabelo, das sobrancelhas, do queixo, entre outros aspectos.

– Corredor bucal: a distância entre os lábios e os dentes posteriores.

– Dentes: a tonalidade natural dos dentes varia da gengiva às pontas.

Cuidados

A atenção exigida após a colocação de porcelanas é idêntica a recomendada aos demais pacientes: escovação correta, uso do fio dental e do enxaguante bucal. Veja a forma correta de escovar os dentes aqui.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).