(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
ma-postura-e-a-boca

Saúde bucal e postura: sabia que essa relação existe?

Problemas bucais podem interferir no desequilíbrio postural e na saúde como um todo

Quem pensa que cuidar da saúde bucal é importante apenas para manter a boca “em dia” e a estética alinhada está bem enganado. A boca é responsável por toda a postura biológica do corpo e mantê-la em dia auxilia no equilíbrio da estrutura corporal como um todo. Mas quem poderia imaginar que a má postura e a boca teriam relação?

O corpo humano está todo interligado, incluindo a boca e os processos relacionados a ela. Um simples dente torto ou mal posicionado pode acarretar sobrecarga em outras partes do corpo, causando dores e outros problemas mais sérios. A questão é tão importante que até mesmo atletas de alto rendimento estão fazendo um acompanhamento especial na saúde bucal devido à influência em sua performance.

Má postura e a boca

Dores nas costas, desalinhamento postural, dor no pescoço… tudo isso pode ser influência de uma disfunção na ATM, por exemplo. “Os estímulos dolorosos de uma disfunção podem ser transmitidos pelos tecidos que envolvem os músculos e nervos para outras partes do corpo, como a coluna”, afirma Sergio Correia, dentista em Curitiba com consultório no Batel.

Tensões nos ligamentos relacionados à mastigação também podem causar estresse na região do pescoço e ombros, além de incômodos no ouvido, devido à proximidade com o canal auditivo.

Outras dores relacionadas

Não é só a coluna que pode ser alvo de dores relacionadas à saúde bucal. Enxaqueca, dores de cabeça, formigamentos nos braços e até dores estomacais podem ter relação com dentes mal alinhados.

Os dentes tortos prejudicam a mastigação, comprometem a estética e influenciam em todo o corpo. “É difícil relacionar as dores no corpo com os dentes, mas essa relação existe e precisa ser considerada no caso de incômodos, principalmente os não diagnosticados com facilidade”, salienta Correia, que afirma ter muitos casos de pacientes com dor localizada, cuja origem não é diagnosticada pelos especialistas.

Está com dores na coluna, na cabeça, e não sabe a origem? Faça uma avaliação dos seus dentes e tenha mais qualidade de vida e bem-estar.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).