(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com

Saúde bucal e o câncer

Check-up odontológico é necessário antes de iniciar qualquer tipo de tratamento para câncer; Dia nacional é celebrado hoje, 27

No dia 27 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Câncer, data instituída para alertar sobre a doença, suas formas de prevenção e tratamento. O câncer está entre as causas de óbito entre os brasileiros, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em suas mais variadas formas. Qual a relação entre saúde bucal e o câncer? Pacientes oncológicos devem se preocupar com a saúde como um todo, inclusive com a saúde bucal.

“É imprescindível realizar uma consulta odontológica antes de qualquer tratamento de saúde, principalmente com procedimentos mais agressivos, como a quimioterapia”, alerta Sergio Correia, dentista em Curitiba com atendimento no Batel. Isso porque na boca podem habitar muitas bactérias que podem ser perigosas durante o tratamento.

Doenças periodontais

Durante a consulta, o dentista procura por infecções, cáries ou doenças periodontais, que podem comprometer a estrutura dental, visto que o paciente em tratamento fica com o sistema imunológico fragilizado e mais suscetível a agravamentos.

Efeitos durante os tratamentos

Dois dos procedimentos para tratamento do câncer são bastante fortes para o corpo: a quimioterapia e radioterapia. Dentre os efeitos colaterais, principalmente em pacientes oncológicos, estão as inflamações e as feridas na mucosa da boca (mucosite), a falta de saliva e  a boca seca devido aos remédios ingeridos e a cárie de radiação, que atinge dentes e gengiva.

“É preciso prevenir e ficar atento às mudanças ao longo do tratamento. Qualquer alteração inesperada deve ser comunicada ao médico e ao dentista”, afirma Correia.

Recomendações

Dentre as recomendações para pacientes oncológicos, estão o check-up preventivo no dentista e a escovação dos dentes completa – com flúor e fio dental. Fazer gargarejos com bicarbonato também pode ajudar na limpeza dos dentes.

Em relação aos tipos de comida, deve-se evitar alimentos picantes, com muito condimento, ácidos ou muito secos e dar preferência aos líquidos e pastosos.

A saúde bucal e o câncer estão relacionados. Por isso, por mais que você esteja preocupado com as consequências dessa doença, estar com o sorriso pleno vai ajudar a superar esse obstáculo!

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).