(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
vitaminak_gengivasangra

Por que a gengiva sangra?

Periodontia em Curitiba: problema frequente na escovação deve ser acompanhado com atenção, pois pode ser sintoma de diversas enfermidades

É difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha visto um fio de sangue correr ao escovar os dentes ou ao passar o fio dental. Trata-se de um sintoma relativamente comum e relatado com frequência por muitos pacientes. A questão é: quando devo ir ao dentista?

Embora possa ser algo considerado “rotina” para muitas pessoas, os sangramentos precisam ser acompanhados com atenção. Podem ser simples reflexos de uma má escovação – quando a boca não é higienizada da forma correta, podem ocorrer pequenas inflamações na gengiva – ou problemas mais graves, como uma periodontite.

O doutor Sergio Correia, especialista em periodontia em Curitiba, explica algumas das razões para os sangramentos. Veja, abaixo, cinco exemplos:

  1. Força exagerada

Escovar os dentes com agressividade pode causar sangramentos. Lembre-se: não há necessidade de colocar muita força no momento de limpar os dentes.

  1. Material inadequado

Escolha uma escova de dentes apropriada. Não precisa comprar equipamentos tecnológicos: a escova pode ser simples, desde que impeça a proliferação de micro-organismos e não afete a gengiva. Opte pelas menores, com cerdas macias e arredondadas, que alcancem locais mais complexos e evitem lesões.

  1. Má higiene

Sangramento pode ser decorrente da má higiene. Sim, pessoas que passam o fio dental sem a frequência necessária – uma vez por semana, por exemplo – acabam sofrendo com esse problema. Nesses casos, com a higienização correta, existe a tendência de o sangramento parar. Se persistir, é importante buscar o acompanhamento profissional.

  1. Falta de vitaminas

A escassez de vitaminas, especialmente a K e a C, podem contribuir para o sangramento das gengivas. O escorbuto – doença relacionada à falta da vitamina C – é uma das principais consequências, e a boca tende a ser afetada – o doutor Drauzio Varella explica mais neste artigo. Já a vitamina K, por outro lado, está relacionada à coagulação.

  1. Próteses antigas

Os implantes dentários precisam de revisões constantes. Se houver algum problema nas próteses, os sangramentos podem ocorrer com mais frequência. Pessoas que passaram por esse tratamento devem ter mais atenção ao problema.

Está tendo sangramentos na boca? Agende uma consulta com o dentista Sergio Correia, especialista em Periodontia em Curitiba.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).