Você sabe o que é pericoronarite?

Problema pode resultar em inflamação e infecção, causando inchaço, dor e outras complicações

A pericoronarite se dá quando um dente, que está parcialmente coberto pela gengiva, fica inflamado, acompanhado ou não de infecção. Como consequência, costuma causar inchaço local, dores, além do mau hálito.

“É um situação simples, mas que pode causar muito incômodo ao paciente, especialmente se ele postergar a ida ao dentista”, alega Sergio Correia, dentista em Curitiba que atendeu um caso de pericoronarite na última semana, em seu consultório.

Principais sintomas da pericoronarite

– Inchaço localizado;

– Dor, que pode ser local ou irradiar para os ouvidos/ cabeça;

– Mau hálito;

– Limitação da abertura da boca;

– Sangramento gengival;

– Dificuldades para engolir, aparecimento de gânglios no pescoço;

– Mal-estar e febre.

Diagnóstico

Por meio do exame radiográfico (raio-x panorâmico) e avaliação em consultório, é possível identificar o problema e se certificar de qual o procedimento mais correto para tratá-lo. A maior parte dos casos acontece nos terceiros molares – dentes do siso -, devido ao fácil acúmulo de alimentos e difícil higienização, resultando na proliferação de bactérias, inflamação e infecção.

Outros fatores, como um dente semi-incluso, parcialmente erupcionado, sulco entre a coroa do dente e a gengiva profundo ou traumas nos tecidos moles também podem causar a pericoronarite.

Como tratar

O tipo de tratamento vai depender de onde a pericoronarite está localizada, podendo ser prescrito um anti-inflamatório, antibiótico ou até mesmo requisitada cirurgia para remoção do tecido (gengivectomia) ou do dente, principalmente no caso dos sisos. Os procedimentos cirúrgicos são indicados quando não há espaço suficiente para a erupção total do dente.

“Ambas as opções de tratamento são tranquilas, mas é necessário um cuidado do paciente com relação à higienização posterior, para que não haja complicação, como uma infecção mais agravada”, afirma o profissional.

O Consultório Sergio Correia está atendendo apenas casos de urgência durante a pandemia da Covid-19. Caso necessite de atendimento, entre em contato.