(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com

Implante dentário, úlceras e gastrites: entenda essa relação

Você sabia que a falta de um dente pode ocasionar sérios distúrbios ao organismo? Compreenda mais sobre a relação do implante dentário e problemas gátricos

A principal função dos dentes na boca é a mastigação. Cada um com o seu papel, os dentes cortam, rasgam e trituram os alimentos ingeridos, e até mesmo por isso eles não são todos idênticos. Com a perda de um ou mais dentes, essas funções ficam comprometidas e, dessa maneira, o sistema gastrointestinal se sobrecarrega, o que facilita o surgimentos das úlceras, das gastrites e de outros problemas relacionados.

“Repor os dentes é fundamental para o processo mastigatório e para o sistema gastrointestinal, que fica prejudicado ao ter que dobrar o seu trabalho no processamento dos alimentos. Além dos benefícios estéticos que a arcada completa proporciona”, comenta Sergio Correia, dentista em Curitiba especialista em Odontologia Estética.

Implante dentário e problemas gástricos

Uma das opções para o caso da perda de dente é o implante dentário, tratamento que pode ser realizado em um ou mais dentes. Apesar do custo mais alto que o das próteses fixas ou móveis, os implantes têm durabilidade maior e proporcionam mais estabilidade, tanto em potência mastigatória quanto na segurança para falar ou comer, beneficiando a digestão como um todo.

As indicações para o melhor tipo de tratamento, se com implante, prótese fixa ou prótese móvel vão depender da avaliação profissional. O mais importante é não deixar de repor o dente para não prejudicar demais áreas do corpo.

“Poucas pessoas relacionam os problemas gástricos com a falta de dentes. Essa é uma relação que merece um alerta constante, como prevenção de problemas de saúde. Além de melhorar as funções mastigatórias, o paciente eleva também a autoestima, melhora a relação social e até mesmo profissional, sendo benéfico em vários aspectos da vida”, diz Correia.

Pesquisas apontam que uma boa aparência e apresentação faz diferença na busca por uma colocação no mercado de trabalho. Um sorriso bonito, completo e na coloração adequada pode abrir portas e impactar inclusive em uma maior remuneração.

Como surgem os problemas gástricos

Tanto as gastrites quanto as úlceras têm como causas o excesso dos ácidos estomacais, o suco gástrico responsável pela decomposição dos alimentos dentro do nosso corpo. No estômago saudável, esse ácido se restringe ao trabalho alimentar. Mas em um corpo em que os alimentos não são bem mastigados, ele precisa se exceder para cumprir a sua função, podendo causar danos aos tecidos que revestem os órgãos.  

Que tal prevenir o surgimento de problemas gástricos? Converse com seu dentista e procure uma boa solução para o seu sorriso. Você vai ver como um sorriso bonito faz muita diferença na vida!

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).