(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
hipoglicemia-na-odontologia

Hipoglicemia na Odontologia

Baixos níveis de glicose no sangue podem trazer problemas para o paciente e devem ser informados ao dentista

No Dia Nacional da Diabetes, celebrado em junho, falamos sobre a atenção que os diabéticos devem dar à higienização dos dentes, pois os altos níveis de açúcar podem influenciar em uma série de fatores, como no aumento de infecções ou na demora das cicatrizações bucais. Mas e o contrário, quando a taxa de açúcar no corpo é baixa?

A hipoglicemia é caracterizada pelo baixo nível de açúcar no sangue (menor que 70 mg/dL). Ela pode acontecer durante o jejum ou com a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e o uso de alguns medicamentos. Os principais sintomas são transpiração e salivação alta, palidez, náuseas, entre outros.

Em casos mais avançados de falta de glicose no cérebro, os sintomas se agravam para atividade mental anormal, visão embaraçada, dificuldades na fala, convulsão e até o coma.

Hipoglicemia e a saúde bucal

O maior perigo é o da hipoglicemia agravar durante a consulta odontológica, com o acúmulo do nervosismo, ansiedade ou estresse. “Por isso, é de extrema importância que você não esconda informações do dentista, para que ele esteja ciente tanto do seu caso clínico quanto da sua saúde em geral”, afirma Sergio Correia, dentista em Curitiba.

Outras dicas::

  • Alimente-se bem no dia da consulta
  • Pacientes com medicação contínua não devem deixar de tomá-los antes de ir para o consultório

Além disso, no consultório, o dentista poderá fazer um intervalo nas sessões de longa duração, aumentar o fluxo anestésico e deixar uma solução açucarada pronta à disposição do paciente.

“Temos muita atenção aos sintomas e reações dos pacientes durante os procedimentos, evitando para que nada de anormal aconteça”, salienta o dentista.

Antes de qualquer procedimento, é importante que o paciente sane todas as dúvidas e questões com o profissional, além de informar sobre temas pertinentes sobre sua própria saúde.

Agende a sua consulta e converse com o seu dentista! Isso resultará num tratamento mais tranquilo e de sucesso.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).