(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
erosao-nos-dentes

Evite a erosão ácida dos dentes

Processo lento, porém contínuo, a erosão pode deixar os dentes amarelados e sensíveis

Você já ouviu falar em erosão nos dentes? O nome pode parecer meio assustador, mas o problema é muito mais frequente e comum do que parece. A erosão ácida nos dentes ocorre com a perda do esmalte dentário – aquela camada branca e externa -, deixando a dentina exposta. Como consequência, eles ficam amarelados, com as pontas mais transparentes e mais sensíveis.

Mas o que causa este problema tão comum e como evitá-lo? “Alimentação, uso de algumas substâncias, ou problemas gástricos podem causar a erosão nos dentes. É preciso ter atenção ao que consome e à saúde como um todo”, afirma Sergio Correia, dentista no Batel, bairro central de Curitiba.

Como acontece

Ao nos alimentarmos, o Ph da boca fica mais ácido. Quem trabalha para neutralizá-lo é a saliva – por isso alertamos quanto à baixa produção de saliva ou boca seca -, mas, quando o hábito alimentar é incorreto ou a pessoa ingere muita bebida ácida, como refrigerante, a acidez da boca prevalece, mesmo com os bons cuidados de higiene.

Para saber se está com problemas de erosão dos dentes, basta observar:

Aumento da sensibilidade nos dentes: com o desgaste do esmalte dentário, é provável essa sensação cresça, principalmente com a ingestão de bebidas geladas ou ácidas;

Dente translúcido: com o esmalte mais fino, a tendência é que o dente fique translúcido, além de alterar seu formato;

Cor amarelada: como a dentina, que está logo abaixo do esmalte, é amarelada, o dente passa a apresentar esta coloração com o passar do tempo e do desgaste;

O que fazer para evitar a erosão nos dentes?

Como sempre, o diagnóstico precoce agiliza o tratamento e a recuperação. Nos casos iniciais, o dentista pode indicar a melhor forma de recuperar os dentes e devolver o sorriso saudável. Hábitos alimentares saudáveis também contribuem. Casos mais avançados dependem de restaurações ou, até mesmo, próteses.

“É possível evitar os casos de erosão dos dentes com a higienização diária após as refeições, sempre utilizando pastas com flúor e baixa abrasividade”, explica o profissional.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).