Recomenda-se a troca da escova de dentes após a recuperação da Covid-19

Veja alguns cuidados para evitar o contágio por meio da escovação e o que fazer após se recuperar da enfermidade

Não é segredo que a boca é um dos locais com maior volume de bactérias e vírus do corpo humano – prova disso é o fato de que 45% das doenças do coração têm início na cavidade bucal. Com a pandemia, o cuidado com a escova de dentes precisa ser ainda maior, visto que a boca concentra grande quantidade dos vírus e pode ser um dos potenciais transmissores da Covid-19.

Pode soar exagerado, mas, ao contrário do que muitos imaginavam, a pandemia voltou com força e os cuidados são mais necessários do que nunca. Listamos, abaixo, algumas dicas para evitar que o ato de escovar os dentes possa disseminar o vírus dentro da sua casa.

1. Nunca compartilhe a sua escova de dentes – Essa é uma atitude que deve ser evitada, inclusive antes do período de pandemia por questões de higiene. Pelo fato de a enfermidade ser transmitida pelo toque, o uso da escova de outra pessoa pode levar ao contágio.

2. Lave as mãos antes de escovar os dentes – Por mais que tenhamos higienizado nossa casa, é possível que o vírus esteja presente em algum ambiente. Como ele se dissemina no contato com a boca e o nariz, é importante adotar o hábito de lavar as mãos antes de fazer a higiene bucal. Não esqueça de usar o enxaguante após: estudo conduzido por pesquisadores alemães mostrou que alguns desses produtos têm a capacidade de reduzir a carga viral – o que diminuiria a chance de contágio.

3. Limpe a escova de dentes após a escovação – O ideal é passar a água logo após a higiene bucal. Se houver a possibilidade de água morna ou quente, melhor ainda. Mais importante: evite usar os dedos nas cerdas para secá-la. Dê batidas na pia e, de preferência, armazene com um protetor de cerdas.

4. Armazenamento com distanciamento social – Dê distância entre as escovas – além do protetor de cerdas, deixe em recipientes diferentes. Assim como as pessoas, é importante que elas não se toquem – especialmente se alguém tiver um quadro confirmado ou algum sintoma da doença.

5. Boas práticas com a pasta de dentes – As mãos devem ser lavadas antes de tocar no recipiente da pasta – é sabido que o vírus resiste em superfícies plásticas por pelo menos dois dias. Caso alguém da casa esteja contaminado, o ideal é separar uma pasta de dente específica para essa pessoa. Vale adotar o mesmo cuidado com o recipiente do fio dental.

6. Faça distanciamento social no banheiro – Aguarde a sua vez! Se outra pessoa da família está escovando os dentes, tenha paciência e aguarde o seu momento para fazer o uso da pia. Ao escovar os dentes, as impurezas da boca acabam se soltando para o ar, aumentando o risco de contágio.

7. Pegou Covid-19 e se recuperou? Troque de escova – Por ser um ambiente contaminado, ao se recuperar da Covid-19, é de bom tom trocar a escova de dentes, visto que ela também carrega o vírus, segundo sugestão da Dental Health Foundation Ireland. Nesse sentido, descartar a escova de dentes usada é o ideal para os cuidados com a família e com a higiene.

Tem dúvidas sobre como escovar os dentes da forma correta? Confira o artigo do nosso blog!