(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
candies-candy-colorful-90919

Doces: alimentos que fazem mal aos dentes

Em época de festa junina, todo cuidado é pouco com o consumo excessivo de doces, pois eles podem comprometer a saúde bucal

Paçoca, pé-de-moleque, doce de leite, maçã do amor, pipoca, algodão doce… As comidas dessa lista integram tudo aquilo que não pode faltar em uma festa junina tradicional. E, ao mesmo tempo, o excesso de ingestão desses doces, especialmente se não houver cuidado adequado com a higiene bucal, os transformam em alimentos que fazem mal aos dentes.

Quando se fala no controle do consumo de doces, a primeira ideia está relacionada à perda de peso ou à busca pelo corpo ideal. No entanto, não é apenas o aspecto físico que sofre com o excesso de açúcar, visto que a saúde bucal também pode ser uma das mais prejudicadas com a ingestão deste tipo de alimento – confira também uma lista de outros alimentos que prejudicam os dentes além dos doces.

O cuidado com as cáries

Estima-se que 60 a 90% das pessoas do mundo vão sofrer com cáries em algum momento da vida. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde constatou que 88% da população terá cáries. E os açúcares podem ser um dos elementos-chave para o surgimento do problema.

Esse tipo de alimento, quando fica muito tempo na boca sem a escovação dos dentes, pode ocasionar buracos nos dentes e as cáries. Ao ingerir doces, há uma alteração da acidez da boca, que faz com que as bactérias já existentes atuem de forma a destruir os minerais dos dentes – o que causa as cáries.

O cuidado com a higiene é fundamental para evitar esse quadro, mas um controle alimentar adequado, controlando o consumo de doces, garante o não aparecimento do problema ou o seu agravamento. Por esse motivo, não se deve esperar muito tempo para escovar os dentes após o consumo dos doces.

De certa forma, a cárie é uma doença silenciosa, pois causa a destruição progressiva dos dentes e nem sempre gera dor, desconforto ou incômodos estéticos. Por esse motivo, muitos pacientes demoram para procurar o profissional.

Tártaro e placa bacteriana

O tártaro surge quando a placa bacteriana se calcifica e recobre os dentes e até mesmo parte da gengiva. Consequências comuns desse tipo de problema são manchas nos dentes e a perda da coloração, interferindo na estética do sorriso. O consumo de alimentos que fazem mal aos dentes – como açúcares, refinados e gorduras – faz com que a placa fique ainda mais calcificada e de difícil tratamento.

Doenças gengivais

As doenças gengivais recebem um dos tratamentos mais complexos e sérios da odontologia, pois, em estágio avançado, podem comprometer toda a arcada dentária. Em geral, os problemas periodontais se iniciam pelas gengivites, doença que inflama, incha e facilita o sangramento das gengivas. De praxe, esse quadro gera incômodos constantes para o paciente, fazendo com que busque um profissional. A situação também pode ser evitada com a higienização adequada e o cuidado na alimentação.

Não sabia que existem alimentos que fazem mal aos dentes? Lembre-se de agendar uma consulta de rotina com um dentista em Curitiba para evitar o surgimento de problemas.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).