(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
dentista-em-Curitiba-2

Dia das crianças: saúde bucal merece atenção

Embora tenham dentes de leite, os pequenos precisam de total atenção à escovação, explica o dentista em Curitiba Sergio Correia

Mais do que solucionar os problemas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, um dentista tem uma importante função social: a de informar as pessoas para que tenham uma boa saúde bucal e, por consequência, repassem esse conhecimento aos seus filhos. “A saúde bucal é uma questão de qualidade de vida. Por isso, sempre orientamos os pacientes a respeito dos cuidados necessários com a higiene bucal”, explica o especialista em Dentística Restauradora e em periodontia Sérgio Correia, dentista em Curitiba.

“Recebemos muitos pacientes com problemas que poderiam ser evitados. Por isso, no mês das crianças, é fundamental ressaltarmos a importância dos pais ao ensinar os filhos sobre a higienização”, ressalta o profissional. Já falamos em nosso blog sobre como escovar os dentes corretamente, e vamos dar mais dicas para as crianças também adotarem essa prática no dia a dia.

Dentes de leite

Apesar de temporários, o cuidado com os dentes de leite auxilia às crianças no desenvolvimento bucal. Além de serem guias para o bom posicionamento dos dentes permanentes, eles têm importância na fala, respiração, mastigação e deglutição. “Quanto mais cedo o cuidado com a saúde oral começar, melhor será”, avalia Sérgio Correia, que atua como dentista em Curitiba.

Fio dental

Uma boa higienização envolve, necessariamente, o fio dental. Assim como nos adultos, o seu bom uso em crianças também implica em uma diminuição de problemas de periodontia e da saúde bucal em geral. O ideal é que os pais comecem a usá-lo a partir dos quatro anos, com supervisão diária. Em geral, quando a criança completa sete ou oito anos, ela está apta para realizar a atividade sozinha.

Material adequado

Optar pela escova e pelo creme dental adequados são fundamentais. É importante evitar que a criança coloque grandes quantidades de creme dental na escova – e a indicada para os pequenos é a de cerdas macias e adequada ao tamanho de sua boca. A escova deve ficar em um ângulo de 45 graus em relação aos dentes e, via de regra, os dentes superiores devem receber atenção antes dos inferiores.

Enxaguante bucal?

Enxaguantes bucais com álcool em sua composição devem ser evitados para as crianças. Uma boa dica é fazer pequenos bochechos com água antes da escovação, o que incrementa o potencial da limpeza.

Parceria

Embora o Dr. Sergio Correia não atue com ortodontia, recentemente o profissional firmou parceria com a ortodontista Fernanda Baboni, que trabalha com a chamada Ortopedia Facial. Trata-se de uma técnica reconhecida que indica a necessidade de tratamentos ortodônticos por meio da análise das tendências de crescimento e desenvolvimento da dentição.

Interessado em se consultar com um dentista em Curitiba? Agende em nossa clínica!

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).