(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com

Promessas para a saúde bucal

Que tal incluir seus dentes nas promessas de ano novo?

Todo mundo faz promessa no ano que se inicia: emagrecer, parar de fumar, começar uma atividade física… Mas em relação à saúde bucal, será que alguém faz promessas? Com a ajuda do doutor Sérgio Correia, dentista em Curitiba há quase 20 anos, vamos dar algumas boas dicas para cumprir ao longo do ano e garantir uma boca saudável.

Que tal começar pela escova de dentes? Trocar a escova periodicamente é a primeira promessa! O descarte periódico da escova é essencial para uma boa limpeza dos dentes, gengivas e língua. “Indicamos a troca mensalmente ou até em períodos menores, caso as cerdas já estejam desgastadas”, indica Correia. O uso da escova adequada também influencia na higienização. “Cerdas macias, arredondadas e do tamanho certo são ideais para realizar a limpeza completa e não traumatizar os tecidos gengivais, o que pode causar a recessão gengival”, salienta o dentista.

E o fio dental? Aliado à escovação, o fio auxilia na remoção dos resíduos de comida e retira os excessos mais escondidos. Esquecer de passar o fio ou não passar por preguiça é um problema que não pode constar no novo ano, então entra na lista: Passar o fio dental todos os dias!

Falando em preguiça… vamos adotar o hábito de escovar os dentes após todas as refeições? Ela deve ser feita com capricho, sem pressa, pelo menos três vezes por dia e com muita atenção, principalmente a escovação noturna, pois é nessa hora que as bactérias gostam de se proliferar!

Prometer limpar os dentes com flúor ou bochecho? Não pode! Correia lembra que essas opções podem ser usadas como complemento à escovação ou em casos excepcionais. “O bochecho com água ou flúor é uma opção para aqueles que não têm condição de escovar os dentes de forma imediata. Mas não substitui de forma alguma a escovação, que deve ser realizada assim que possível”, diz Correia, cujo consultório em Curitiba está localizado no bairro Batel.

E por último, mas não menos importante, visite seu dentista regularmente! O ideal são visitas a cada seis meses, para realizar a profilaxia, isso é, a limpeza dos dentes, bem como analisar o alinhamento e a saúde da boca!

Não são promessas difíceis de serem cumpridas, mas muito recompensadoras. Vamos tentar?

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).