(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com
dentista-em-curitiba

Dia da Saúde Bucal alerta para os riscos do câncer de boca

Data é celebrada em 25 de outubro, juntamente com o Dia do Dentista

No dia 25 de outubro é celebrado o Dia da Saúde Bucal. A data celebra os avanços da Odontologia, tanto na tecnologia, nas pesquisas e na modernidade, mas também serve como um alerta para os diversos problemas que a má higienização pode causar, como as cáries, tártaro, mau hálito ou consequências mais graves, como o câncer de boca. O profissional Sergio Correia, dentista em Curitiba há quase 20 anos, enfatiza o alerta.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, em 2016, mais de 15 mil pessoas tenham câncer de boca, sendo 70% delas do sexo masculino. O câncer afeta os lábios e a parte interna da boca, podendo atingir a gengiva, bochechas, céu da boca, língua ou abaixo dela. “A doença é muito perigosa, como qualquer outro tipo de câncer. Sendo assim, trabalhamos com o foco na prevenção, para evitar qualquer surgimento de infecção que possa trazer riscos”, diz Correia.

Os números de mortes relacionados ao câncer de boca também servem como alerta: cerca de 30% dos acometidos pela doença chegam a óbito, e os números crescem a cada ano. “As pesquisas mostram um aumento ano a ano dos casos de câncer de boca. Procuramos orientar sempre os pacientes sobre as consequências graves do descuido da saúde bucal”, comenta o profissional, que é especializado em Reabilitação Oral.

Sintomas e prevenção

A melhor forma de evitar o câncer de boca é a prevenção. Cuidados básicos de higienização devem ser feitos diariamente e com atenção, principalmente às partes de difícil acesso com a escova de dentes e com foco especial na língua. Um diagnóstico precoce também evita a manifestação da doença. “É importante observar feridas na boca que demoram a cicatrizar ou manchas que antes não existiam. A visita regular ao dentista também auxilia na prevenção”, afirma Correia.

Celebre com os profissionais da Odontologia! Procure um dentista em Curitiba e não deixe que problemas bucais estraguem seu sorriso, previna-se e ganhe qualidade de vida.

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).