(41) 99201 2700 (41) 3027 7200 sergiocorreia2700@me.com

Alimentos que prejudicam os dentes

Doces, refrigerantes, cafés e bebidas alcoólicas podem causar manchas ou até dentes sensíveis, explica Sergio Correia, dentista em Curitiba especializado em Odontologia Estética

Visitar o dentista duas vezes ao ano, escovar os dentes após as refeições, passar fio dental e comprar o enxaguante bucal adequado… São vários os cuidados para manter a saúde bucal. No entanto, não se trata só da higiene, é necessário ter cuidado com certos hábitos alimentares, evitando o excesso de alguns alimentos.

Manchas, corrosão dos dentes e até a formação de cáries estão entre os problemas que podem surgir com o consumo desenfreado. “A ideia não é excluir esses alimentos da dieta, mas evitar o consumo em grandes quantidades, pois podem acabar prejudicando os dentes”, relata Sergio Correia, dentista em Curitiba com foco na odontologia estética. Veja alguns dos alimentos que prejudicam os dentes:

Doces

Eles estão na lista das comidas preferidas de boa parte da população, mas precisam ter o cuidado com o excesso. Via de regra, pensando na boa saúde da boca, é interessante escovar os dentes poucos minutos após consumi-los.

“Uma cárie para desenvolver precisa de resíduos alimentares, bactérias e o próprio dente. Por esse motivo, é importante não ultrapassar 20 ou 30 minutos após a ingestão dos doces para escovar os dentes”, explica Correia. Nesse grupo, estão presentes as balas, os chicletes, os chocolates.

Refrigerantes

Por conterem grande quantidade de açúcares, também contribuem para a formação de cáries. Contudo, os refrigerantes apresentam um risco adicional: a acidez das bebidas afeta de forma negativa os esmaltes, interferindo na coloração natural dos dentes.

Cafés e chás

O café é a segunda bebida mais consumida do Brasil, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café – apenas a água o ultrapassa. Há muitas pessoas que não “sobrevivem” ao cotidiano sem uma xícara de café. “A pigmentação escura do café e dos chás causa mancha nos dentes se for consumido em excesso”, revela Correia, que realiza clareamentos dentais e trabalha com facetas de porcelana.

Bebidas alcoólicas

Você tem dentes sensíveis? Talvez um dos motivos para contribuir com o problema seja o consumo de bebidas alcoólicas. Em geral, o grau de acidez faz com que os esmaltes sejam, aos poucos, corroídos.

Se você está insatisfeito com a coloração dos seus dentes ou enfrenta dificuldades para ingerir alimentos quentes ou frios, saiba que é possível resolver os problemas. Agende uma consulta com o Dr. Sergio Correia, dentista em Curitiba há duas décadas.

 

 

Informações do Autor

Dr. Sergio Correia

Formado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 1997. Professor do Curso de Resolução Cirúrgica de Dentes Inclusos ABO-PR. Especialista em Dentística Restauradora ABO-PR (Latu Sensu). Especialista em Periodontia ABO-PG (Latu Sensu). Credenciado Sistema Neoguide de Implantes. Pós Graduado em Implantes Ilapeo/PR. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE). Membro International Federation of Esthetics Dentistry (IFED).